A sua fonte segura de informação!

Palestra e ações educativas movimenta novembro azul em Bernardino Batista

Profissionais da saúde, população e homens acima de 40 anos participaram das ações realizadas nesta segunda-feira (30) em desenvolvimento da campanhas “Novembro Azul”, no mercado público de Bernardino Batista.

Segundo a secretária de saúde, Francierme Egidio, estas ações foram intensificada durante o mês de novembro e terão continuidade para o público masculino através de várias outras ações educativas e de mobilização, além do  município ter ofertado de forma ilimitada, a realização de exames de PSA’s livre e total até o final do ano, além de consultas e avaliações, caso necessite, encaminhamentos entre outros.

O prefeito Gervázio Gomes esteve presente e falou sobre a importância do evento e o esforço integrado de todos que fazem a gestão municipal para oferecer mais qualidade de vida e saúde para os batistenses.

A coordenadora da Atenção Básica, Mariana Abrantes destacou a forma especial em que o gestor Gervázio Gomes se preocupa no sentido de oferecer a melhor logística para os trabalhos da pasta, além de contar com o esforço e determinação da equipe da saúde em fazer o trabalho bem feito.

O evento teve como ápice as palestras proferidas pelo médico Urologista Dr Marlon Arthur e pelo educador físico Erisson Uchôa, tirando dúvidas da população sobre a saúde do homem, além de música ao vivo com a banda “Xote Serrano”.

O evento em alusão ao “Novembro Azul” foi realizado pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde com o objetivo de adotar medidas preventivas e alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de ter obedecido e seguido a risca os protocolos e recomendações sanitárias e de saúde em tempos de Pândemia, foi ofertado máscara e álcool em gel para todos, além desinfecção na entrada do ambiente.

Câncer de próstata

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) um em cada seis homens desenvolverá este tipo de câncer durante a vida. Nacionalmente, a doença ainda é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens. Somente para este ano, são estimados 68,2 mil novos casos, de acordo com o Inca. Quando é diagnosticado prematuro permite que até 90% dos pacientes sejam tratados e curados da doença.

Imagens : Lenildo José