A sua fonte segura de informação!

Projeto social leva artesanato de Uiraúna para ser comercializado nos Estados Unidos

O artesanato de Uiraúna está sendo cada vez mais reconhecido e já atravessou as fronteiras do país para ser comercializado no exterior. Através do projeto social Tocando de Primeira, peças produzidas por artesãs uiraunenses estão sendo comercializadas nos Estados Unidos.

Mantido pelo empresário Nilton Nascimento e coordenado no município de Uiraúna pela professora Maria dos Remédios, o Projeto Tocando de Primeira recrutou 5 artesãs para produção de peças que são confeccionadas em Uiraúna e enviadas para serem comercializadas na cidade americana de Boston. A renda dos produtos é revertida em prol do próprio Projeto para produção de novas peças e custeio das demais atividades que são oferecidas de forma gratuita pelo projeto.

Para confecção das peças de artesanato, são usadas técnicas de costura, bordado, pintura, entre outros trabalhos manuais e a linha de produção contempla produtos como conjuntos de toalhas de banho e de mesa, bonecas, tiaras infantis, entre outros

De acordo com Nilton Nascimento, as peças têm tido uma ótima aceitação e a expectativa é que o Projeto Tocando de Primeira possa, em breve, estar aumentando a sua produção.

Já Maria dos Remédios destacou a importância da valorização da produção e do talento das artesãs de Uiraúna. “Nossas artesãs tem um potencial imenso, produzem peças lindas e com muita qualidade, para nós é uma alegria imensa fazer parte de um projeto como esse, que valoriza o que temos de melhor. Com a união de todos e muito comprometimento com a causa, o artesanato de Uiraúna tem tudo para ganhar o mundo”, disse.