Notícias

Doria diz que SP vai comprar 20 milhões de doses da vacina da Pfizer e 20 milhões da Sputnik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta terça-feira, 2, que o Estado pretende comprar 20 milhões de doses da vacina da Pfizer e 20 milhões de doses da russa Sputnik V. A gestão paulista pretende usar os dois imunizantes, junto da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, no programa de imunização contra a covid-19.

Doria anunciou a autorização para adquirir as vacinas em reunião com prefeitos nesta terça. A vacina da Pfizer é a única que tem registro definitivo no Brasil, enquanto a Sputnik ainda busca autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação emergencial.

A Pfizer ofereceu a venda de 100 milhões de doses para o governo federal, mas a gestão Jair Bolsonaro não fechou acordo. O Ministério da Saúde disse que a proposta tinha cláusulas “leoninas” e também culpou a cláusula que previa a não responsabilização da farmacêutica americana por eventuais efeitos adversos causados pela vacina. Modelo semelhante de contrato foi assinado por diversos países, incluindo os Estados Unidos e europeus. A vacina da Pfizer tem eficácia superior a 90%.

ESTADÃO