A sua fonte segura de informação!

Prefeitura recebe doação de capacetes respiratórios ‘Elmo’

Equipamentos foram doados pela 1ª Vara da Comarca de São João do Rio do Peixe.

A Prefeitura Municipal de Uiraúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, receberam, na manhã deste sábado (20), 03 (três) Capacetes Respiratórios Elmo, doação da 1ª Vara de São João do Rio do Peixe-PB.


Os Capacetes Respiratórios Elmo serão de extrema ajuda no combate a COVID-19, podendo ter uma redução de 60% da necessidade de intubação e internação em UTIs em casos mais graves do vírus.

Prontamente, a Secretária de Saúde, Jaiany Rolim, ao receber os equipamentos, foi de imediato fazer a entrega no Centro de Referência Contra a COVID-19, no Bairro Retiro, onde serão utilizados em pacientes que precisarem de oxigênio.

A Prefeita Leninha Romão agradece pela doação dos Capacetes Respiratórios Elmo, que foram fabricados no estado do Ceará e serão de grande ajuda no combate ao novo corona vírus.

Estamos fazendo o possível para sairmos dessa pandemia, precisamos mais do que nunca da ajuda de toda a população, é o pedido que sempre faço e irei continuar fazendo. Não saiam de casa! Apenas quando for necessário. Ficamos muito felizes pela doação dos capacetes que serão de extrema utilidade no combate a COVID-19”.

Como o Elmo Funciona?

Acomodado ao pescoço do paciente, o Elmo permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos da UTI.

O equipamento pode ser desinfetado e reutilizado. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus.

Fonte: PMU – GECOM