A sua fonte segura de informação!

Saiba por que Sousa (PB) foi escolhida para vacinação em massa contra Covid – VEJA VÍDEO

Projeto deve vacinar pessoas a partir dos 18 anos na cidade

Para medir a eficácia da vacinação contra a Covid-19, o município de Sousa, no Sertão da Paraíba foi escolhido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para imunização em massa de toda população acima de 18 anos. A proposta do projeto piloto de soroprevalência, quando é investigada a intensidade de circulação do vírus, foi feita pelo secretário Geraldo Medeiros, nessa quarta-feira (26), em Brasília. 

“Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e posteriormente toda a vacinação dessa população”, disse Medeiros ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Sousa possui cerca de 69 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o Bboletim Epidemiológico da SES, 6.169 contrairam a Covid-19 desde o início da pandemia na cidade. Entre os infectados, 98 pessoas morreram.

Sousa é famosa pelo Vale dos Dinossauros, unidade de conservação e sítio paleontológico do Brasil.

O projeto do Governo da Paraíba segue em avaliação pelo Ministério da Saúde.

Em São Paulo – Projeto semelhante aconteceu na cidade de Botucatu, que vacinou mais de 63 mil pessoas, entre 18 e 60 anos, em 24 horas.

A cidade participa de uma pesquisa inédita, apoiada pelo Ministério da Saúde, que pretende medir a eficácia do imunizante de Oxford/AstraZeneca contra as variantes do vírus. A pesquisa deve durar oito meses, contando com a aplicação da segunda dose e o monitoramento dos vacinados.

Vídeo: