A sua fonte segura de informação!

Prefeitura de Poço Dantas anuncia investimentos em pequenos produtores rurais e adquire mudas

Na manhã da última terça feira (8), A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou visita técnica a cidade de Aparecida, no perímetro irrigado das várzeas de Sousa, o objetivo foi promover um intercâmbio de informações para os principais produtores de banana do município de Poço Dantas. A equipe visitou a propriedade do produtor Gilvan Pordeus, que além de produtor rural é extencionista da EMPAER.


Um dos problemas enfrentados pelos produtores de banana em Poço Dantas é a incidência das fortes ventanias, que vem causando grandes prejuízos anuais, na tentativa de solucionar ou amenizar a situação, os produtores do nosso município foram conhecer novas variedades produtivas da espécie, cultivadas por Gilvan em sua propriedade, como a banana Prata Catarina.


Essa espécie é de menor porte e mais resistente à incidência de tombamento e, por isso, seria melhor adaptável às adversidades de tempo de Poço Dantas, além de ser uma das variedades mais valorizadas no mercado e permitir grande produtividade. A muda de banana Prata Catarina é altamente resistente às principais pragas e doenças da bananeira.


Diante destas informações, o prefeito Itamar Moreira adquiriu mais de 350 mudas desta variedade para distribuir entre os produtores locais interessados. O produtor Egnaldo de Almeida Machado, um dos beneficiados, destacou durante a visita que sem o empenho e dedicação do prefeito municipal em ajudar o pequeno produtor rural, esta ação não teria sido concretizada.