Notícias

Em Uiraúna/PB: Vereadores denunciam no “MPF” o ex-prefeito Segundo Santiago, por suposto atos de improbidade administrativa e criminais – VEJA VÍDEO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em Uiraúna, seis vereadores que compõem a bancada do grupo de situação, apresentaram uma denúncia contra o ex-prefeito Segundo Santiago, junto ao Ministério Público Federal, por suposto atos de improbidade administrativa e criminais. A denúncia já foi protocolada.Na denúncia diz que o ex-prefeito Segundo Santiago, teria apresentado documento com informações e assinaturas ao Ministério do Desenvolvimento Regional em Brasília, Distrito Federal, quando era prefeito, havendo fortes indícios de falsidade.”Em 23 de dezembro de 2020, quase um ano depois da prisão do ex-prefeito Bosco Fernandes na Operação Pés de Barro e da paralização da obra da Adutora Capivara, o Sr. Nilson Santiago Segundo, popularmente conhecido por Segundo de Wilson Santiago, apresentou Resposta ao Ministério do Desenvolvimento Regional nos autos do processo administrativo de nº 59204.007376/2017-58, referente ao convênio para a construção da Adutora da Capivara. Na resposta o novo prefeito na época faz a defesa do procedimento licitatório e da obra, atestando a inexistência de corrupção, notadamente para livrar a responsabilidade de seu tio Wilson Santiago. Para embasar e dar ares de veracidade a seus argumentos, o prefeito Nilson Santiago Segundo apresenta um documento denominado “6º Relatório de Progresso”, cujo teor e assinatura do engenheiro possuem veracidade duvidosa”; diz um trecho da denúncia.Na denúncia diz que é possível identificar que no 6º Relatório de Progresso existe a informação de que a referida obra encontra-se em andamento normal, o que está longe de ser verdade.Além da obra da Adutora da Capivara se encontrar paralisada há mais de um ano da elaboração do referido relatório (desde 2019), a mesma não está em andamento normal, pois sua execução está comprometida pelos desvios de recursos financeiros e a aplicação de material de pior qualidade na execução (contrariando o projeto básico).Veja como está descrito no relatório:Segundo os vereadores a informação é notadamente falsa, que nas páginas seguintes do próprio 6º Relatório constata-se que as fotográficas usadas são do ano anterior, isto é de 2019, tiradas antes da paralização da obra pela Justiça Federal.
Por achar estranha a situação, o engenheiro do município de Uiraúna- PB, o Sr. FRANCISCO MOREIRA GONÇALVES SEGUNDO contratado pela nova gestão em 2021, entrou em contato com o engenheiro civil que acompanhava o contrato da obra da adutora, o Sr. Renato Augusto A. Barbosa através do telefone-Whatsapp.
Segundo diz a denúncia, o engenheiro que acompanhava o contrato da obra da adutora, o Sr. Renato Augusto A. Barbosa afirmou que não tinha confeccionado o Documento denominado de 6º Relatório de Progresso, afirmando ainda que não assinou o referido documento, acreditando que sua assinatura foi posta nele através de ferramentas eletrônicas de edição.
“Em conversas com o setor de contratos e convênios da Prefeitura Municipal de Uiraúna- PB, o engenheiro Renato Augusto A. Barbosa confessou que o 6º Relatório de Progresso era falso, e que o mesmo não teve sequer conhecimento da sua feitura, tendo tomado ciência apenas em 2021 pela nova gestão”; diz a denúncia.Os vereadores apresentaram no documento trechos das conversas, veja abaixo:
PREFEITURA: Outra coisa que eu queria tratar contigo, Renato, é com relação aquele problema da adutora. Você tem conhecimento disso? É sobre aquele 6° relatório que foi feito?
ENGENHEIRO RENATO: Aquilo é falso, viu? Aquilo é falso. Não foi eu não, viu? Olha deixa eu te explicar, se você ler o 5º relatório que é meu, o 6º relatório é idêntico, e se você procurar na prefeitura, não tem o original daquilo ali não. Aquilo foi uma falsificação que fizeram no fim do ano passado. É idêntico ao 5º. Não é meu não.
PREFEITURA: Você não tinha conhecimento disso não?
ENGENHEIRO RENATO: não, não. Eu só soube agora quando me ligaram falando do 6º relatório, aí eu disse: Dra. Eu nunca fiz um 6º relatório, eu tenho o 5º. E você pode olhar, Dr. é igual ao 5º, sem tirar nem por. Simplesmente empurraram o 5º, dizendo que era o 6º. Aquilo é falso, aquilo foi mentira deles […]

Vídeo: