A sua fonte segura de informação!

VEJA VÍDEO: Centenário de Rosilda Cartaxo é atração de evento promovido pela Academia Cajazeirense de letras

Teve início nesta segunda-feira (26) as comemorações pelo centenário de nascimento da historiadora Rosilda Cartaxo. Os eventos serão promovidos pela Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), com apoio de outras instituições e órgãos públicos.As homenagens começam com ocupação radiofônica com mensagem de abertura do presidente da Acal, Francisco Sales Cartaxo Rolim, (Frassales), em alusão ao Ano Centenário de Rosilda Cartaxo e registro histórico da patronesse pelos acadêmicos Ubiratan de Assis e Chagas Amaro.
Ainda na segunda-feira, às 19h, aconteceu uma live no Instagram da Acal (@acal.cz) com o tema “Rosilda Cartaxo: uma mulher do oeste”, com mediação da acadêmica Nadja Claudino e participações das acadêmicas Edna Cartaxo, Mariana Moreira e Irismar Gomes. Na ocasião, haverá o lançamento do DVD “A Baronesa Rosilda Cartaxo Entre Dois Amores”, produzido pelo acadêmico Aguinaldo Rolim e por Adalberto dos Santos, mostrando, através de imagens editadas e vídeos, parte da história de Rosilda Cartaxo, lançamentos de livros e outros eventos.
De terça a sexta-feira, acontecerão outras ocupações radiofônicas com os acadêmicos Ubiratan de Assis e Chagas Amaro e participações especiais de sócios efetivos da Acal e estudiosos da vida e obra da homenageada, com destaque para intelectuais de São João do Rio do Peixe.
Na sexta-feira (30), às 17h, acontecerá uma live promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), no canal do YouTube daquela instituição, sob mediação do vice-presidente Jean Patrício da Silva, tendo como orador representando o Instituto, o sócio efetivo Sales Gaudêncio, sucessor de Rosilda Cartaxo na cadeira 27. O professor e historiador José Antônio de Albuquerque fará uso da palavra em nome da Academia Cajazeirense de Artes e Letras, com participação do presidente da Acal, Francisco Sales Cartaxo Rolim, e da acadêmica Edna Cartaxo, que falará em nome da família de Rosilda Cartaxo.
O evento virtual terá a participação de representantes do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica. Haverá o lançamento e distribuição aos sócios do IHGP do livro “Uma Rosa me Contou…”, de autoria de Edna Cartaxo.
No sábado (31), serão celebradas missas em Cajazeiras (Santuário Nossa Senhora Auxiliadora), São João do Rio do Peixe (Matriz de Nossa Senhora do Rosário), e João Pessoa (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens).
Rosilda Cartaxo Dantas nasceu Cajazeiras em 31 de julho de 1921. É patronesse da cadeira 37 da Acal, ocupada por Edna Marlowa Cartaxo Braga, tendo sido também historiadora e escritora de renome na Paraíba e integrou o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano

Vídeo: