Notícias

VEJA VÍDEO: Cinco municípios do vale do Rio do Peixe decretam feriado nesta quinta e ponto facultativo na sexta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os municípios de Triunfo, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Bernardino Batista e Poço José de Moura publicaram um Decreto conjunto determinando feriado neste dia 05 de agosto (quinta-feira) e ponto facultativo no dia 06 de agosto (sexta-feira), no âmbito de seus territórios.
O dia 05 de agosto de 1585 foi a data na qual os portugueses chegaram as terras paraibanas, fundando assim a cidade de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) e marcando o território estadual.
A data era símbolo da bandeira paraibana até o ano de 1930, quando a Assembleia Legislativa aprovou a atual bandeira do “NEGO”, uma referência a oposição do ex-governador do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque à candidatura de Júlio Prestes, na conhecida política do “Café com Leite” – um revezamento entre os estados de São Paulo e Minas Gerais na Presidência da República.
O feriado estadual era previsto desde 1967 com a Lei nº 3.489, sendo ratificada em 2015 pela Lei Estadual nº 10.601/2015 como a data magna do Estado da Paraíba.
Apesar da bandeira paraibana não retratar mais a data simbólica, o brasão de armas do Estado ainda carrega o dia histórico.
Na capital paraibana, o feriado é alusivo ainda ao ‘aniversário municipal’, tendo em vista que o município de João Pessoa já nasceu com o título de cidade (inicialmente denominada Cidade Real de Nossa Senhora das Neves), sem nunca ter passado pela designação de vila, povoado ou aldeia, e também comemorativo ao dia de sua padroeira, nossa senhora das Neves.
Ao contrário do que muitos pensam, a data não se relaciona com o político João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (que nasceu em 24 de janeiro de 1878 e faleceu em 26 de julho de 1930).

Vídeo: