Notícias

Morre o médico José Edmilson de Holanda, ex-prefeito de Pau dos Ferros/RN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Faleceu na quarta-feira(15 de setembro), o médico e ex-prefeito da cidade de Pau dos Ferros(na região do Alto Oeste potiguar), José Edmilson de Holanda, aos 94 anos. A Prefeitura local emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-gestor. 


Dr. Zé Edmilson, como era popularmente conhecido, nasceu no ano de 1927 em Pau dos Ferros,  filho de Antônio Soares de Holanda e Maria do Rêgo. Fez o primário em sua cidade, o ginasial em Mossoró, cursou o científico em Fortaleza-CE e formou-se em Medicina em Recife-PE. Em 1957 casou com Terezinha Gondim Regina de Holanda, com quem teve cinco filhos.


No pleito de 30 de novembro de 1969 foi eleito prefeito de Pau dos Ferros, pelo MDB, governando o município de 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973. Em 1976 conquistou o segundo mandato no executivo local, desta vez pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA),  administrando a cidade no período de 31 de janeiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983. 


Dentre suas principais benfeitorias inaugurou, no início da década de 1970’, a antiga Praça do Centenário, a popular Praça da Matriz, ilustrando a célebre frase de Castro Alves “A Praça é do Povo, Como o Céu é do Condor” símbolo de resistência, liberdade e democracia.
Dr. Zé Edmilson foi grande defensor do município, contribuindo significativamente com o desenvolvimento de Pau dos Ferros, sobretudo pela sua humanidade, civismo e religiosidade. 


*Fatos do RN.