Na última quinta-feira (21), o município de Pau dos Ferros foi agraciado com o 2º lugar geral do Prêmio Band Cidades Excelentes, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN, na capital natalense, com o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas na gestão pública. Foram 18 cidades premiadas no RN.
O Instituto Aquila, juntamente com a Rede Bandeirantes, avaliou os 167 municípios do Rio Grande do Norte, considerando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Foram premiadas as cidades que souberam enfrentar as dificuldades e obtiveram os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), levantado com as informações públicas atualizadas de todo o país e auditadas pela organização do prêmio.
Na cerimônia, o vice-prefeito Renato Alves representou a prefeita Marianna Almeida, que está cumprindo agenda, em Brasília e recebeu os prêmios de 2⁰ lugar geral dentre as Cidades Excelentes do Rio Grande do Norte, com população de 30 a 100 mil habitantes, 2⁰ lugar no pilar “Eficiência Fiscal e Transparência” e 3⁰ lugar no pilar “Educação”.
Para chegar a esses resultados, Pau dos Ferros teve seus dados expostos para análise e auditoria, feita pela organização do prêmio, de janeiro a agosto de 2021. “Ter nossa gestão honrada com uma premiação séria e criteriosa como o Prêmio Band Cidades Excelentes é entender a importância de ter encarado as dificuldades e problemas do nosso município. Essa conquista nos traz mais responsabilidade e a certeza que estamos trilhando o caminho correto, de respeitar o patrimônio público e o cidadão”, disse a prefeita Marianna Almeida.
Mesmo a gestão atual tendo encontrado o município debilitado financeiramente, foi necessário alinhar e implantar uma administração pública buscando alta performance e eficiência, além de inserir estratégias nas instituições para alcançar êxito e fornecer serviços mínimos de qualidade à população. Para isso, a gestão buscou oportunidades para otimizar custos e tornar-se referência em gestão pública, capaz de transformar a realidade do município.