A sua fonte segura de informação!

Município de Santa Helena apresenta ótimo resultado e é destaque em estudo sobre a educação no Brasil

Com o resultado de 2021, a educação de Santa Helena obteve a mesma pontuação da cidade polo da região que foi Cajazeiras, ambas tiveram a nota de 5,2.

A quarta edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), divulgada em outubro, apresentou resultados bastante positivos sobre a educação de Santa Helena. O município obteve sua maior nota desde que o estudo foi criado, em 2015.

Neste ano, as escolas da cidade atingiram pontuação de 5,2 no IOEB – levantamento que é realizado a cada dois anos. Em 2019, Santa Helena ficou com 4,8. Na edição de 2017, a nota local foi 4,2. Na primeira edição, em 2015, o município atingiu 4,5 pontos. São analisados sempre os dados dos anos anteriores.

Com o resultado de 2021, a educação de Santa Helena obteve a mesma pontuação da cidade polo da região que foi Cajazeiras, ambas tiveram a nota de 5,2.

O IOEB

O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também os que estão fora da escola por algum motivo. O índice combina informações de resultados, insumos e processos educacionais.

São levados em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb dos anos finais do ensino fundamental e a taxa líquida de matrícula do ensino médio.

Outros fatores considerados são a escolaridade dos professores, o número médio de horas aula/dia, a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na educação infantil. Hoje o IOEB é coordenado pela Comunidade Educativa CEDAC, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas.

Por: Extra Paraíba