A sua fonte segura de informação!

Notícias

Cancelamento do Carnaval de Apodi surpreende comerciantes e CDL

 

A Câmara de Dirigentes Lojista de Apodi(CDL), disse em contato com a reportagem, que vai reunir sua diretoria e representantes dos diversos segmentos do comércio varejista local, para analisar e se posicionar sobre a decisão do prefeito Alan Silveira, em cancelar o a realização do Carnaval 2022. “Assim como muita gente fomos pegos de surpresa com essa decisão. Por isso, vamos nos reunir e discutir essa decisão com os demais representantes de bares, restaurantes, hotéis, ambulantes e comércio  em geral para analisar o impacto dessa decisão. Acredito que até sexta-feira teremos um posicionamento”, disse o presidente Flávio Carvalho.

Nanota publicada em sua página oficial na internet, a Prefeitura Municipal de Apodi, através de sua assessoria de comunicação, informou que não vai realizar o tradicional carnaval de rua no município em 2022. A PMA explica que a medida considera “o zelo pela saúde pública, a necessidade de se evitar grandes aglomerações”.

A prefeitura alega ainda em sua nota, que o cancelamento do carnaval também se deve a existência de uma nova variante da Covid-19 (ômicron), dando ênfase sobre a chamada quarta onda da doença e o alerta de pesquisadores que reforçam a necessidade do país não relaxar precocemente as medidas de distanciamento e de proteção.

De acordo com o Município, a festa costume reunir cerca de 40 mil pessoas. A quantidade de foliões, segundo a Prefeitura, dificultaria as ações e controles sanitários no município.
A viabilidade econômica do carnaval de Apodi, um dos mais famosos da região Oeste, foi comprovada em pesquisa realizada por professores e alunos da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN (FACEM/UERN).

Em 2018, o relatório da pesquisa foi entregue oficialmente ao prefeito Alan Silveira.   Conforme o prof. Leovigildo Cavalcanti, o carnaval de Apodi movimentou R$ 5.080.000,00 e gerou 483 empregos informais, atraindo um público superior a 82 mil pessoas. Outro dado que chama a atenção é a aprovação do esquema de segurança por 88% dos entrevistados.

Nota da Prefeitura de Apodi sobre cancelamento do Carnaval 2022: 

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Juventude e Lazer, considerando o zelo pela saúde pública, a necessidade de se evitar grandes aglomerações, em virtude da circulação do vírus Sarscov 2 e de suas variantes, anunciadas pela OMS, a existência de uma nova variante da Covid-19 (ômicron), dando ênfase sobre a chamada quarta onda da doença; o alerta de pesquisadores que reforçam a necessidade do país não relaxar precocemente as medidas de distanciamento e de proteção; considerando ainda a confirmação, por parte da SESAP, da presença da variação Ômicron do novo Coronavírus, e do surto de INFLUENZA com nova variante (H3N2), dada a grandiosidade do nosso tradicional carnaval de rua, que reúne cerca de 40 mil pessoas, sendo um carnaval totalmente público que conta com foliões de várias cidades e estados diferentes, o que dificultaria as ações e controles sanitários no município. Sendo o carnaval apontado por pesquisadores, especialistas e pela comunidade cientifica como ocasião propicia para o contágio com o novo Coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Apodi confirma que NÃO REALIZARÁ a tradicional festa de carnaval de rua em 2022.