A sua fonte segura de informação!

Notícias

Ex-prefeito e vereador são condenados pela justiça em São João do Rio do Peixe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O juiz da 1ª Vara Mista da Comarca de São João do Rio do Peixe condenou o ex-prefeito José Lavoisier Gomes Dantas e o atual vereador José Ivan Gonçalves Barbosa a uma pena de três meses de detenção e mais prestação pecuniária de 10 salários mínimos em ação penal instaurada no ano de 2017. Conforme a sentença publicada na última segunda-feira (31/01), os dois réus foram condenados por terem agido de forma criminosa para desviarem indevidamente de terreno público pertencente ao município de São João do Rio do Peixe durante o final do mandato do ex-gestor Lavoisier Dantas.
Segundo o relato do juiz, a sentença “cuida-se de ação penal em desfavor de José Lavoisier Gomes Dantas, ex-prefeito do município de São João do Rio do Peixe – PB, José Ivan Gonçalves Barbosa, representante da pessoa jurídica de direito privado Núcleo de Integração Rural Valetin Gonçalves da Silva, tendo em vista que o ex-gestor do município de São João do Rio do Peixe e o segundo promovido, em unidade de desígnios, em 21 de dezembro de 2012, data próxima ao término de seu mandato, desviaram bem imóvel público pertencente ao Município supracitado, em proveito do Núcleo de Integração Rural Valentin Gonçalves da Silva, causando prejuízo ao erário do ente público.
A ação que levou a condenação de três meses de detenção do ex-prefeito Lavoisier Dantas e do vereador José Ivan faz parte de uma série de processos gerados a partir de atos irregulares de doações de terrenos públicos ocorridos no final de 2012. O esquema consistia na utilização de associações comunitárias de fachadas para beneficiar aliados políticos. Por este mesmo tipo de prática, Lavoisier Dantas já acumula outras condenações, inclusive com confirmação de sentença em segunda instância em uma das ações já apreciada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.