A sua fonte segura de informação!

Notícias

Prefeita Marianna Almeida fala sobre investimentos durante leitura da mensagem anual na Câmara municipal de Pau dos Ferros

Durante a Leitura da Mensagem Anual do Executivo, na abertura dos trabalhos da Câmara de Pau dos Ferros, nesta segunda-feira (21), a prefeita Marianna Almeida destacou os projetos previstos para a gestão em 2022 e reforçou a importância do diálogo com o povo e o Legislativo. A solenidade ocorreu no Centro Cultural Joaquim Correia, com transmissão pelos canais de comunicação da Prefeitura.
A gestora municipal aproveitou a cerimônia solene para reafirmar o compromisso em realizar promessas de campanha e destacou todos os avanços realizados no ano de 2021, como o empenho para colocar as contas em dia, depois de ter assumido a prefeitura em estado de calamidade financeira. A prefeita ainda citou a aprovação da atualização do código tributário, com o propósito de implantar uma política de “justiça fiscal”, tomando por base o princípio da capacidade contributiva do contribuinte, como também a implantação do plano diretor municipal.
Na Educação, Marianna destacou o trabalho duro para transformar a realidade da rede municipal, na busca de diminuir o alto índice de evasão escolar, constatado no início da gestão, um alto em tempos de pandemia. Salientou também a garantia dos benefícios aos servidores da pasta, como o pagamento antecipado do 1/3 de férias dos professores municipais e o adiantamento de 40% do 13º salário.
Outra ação da gestão em 2022 foi a municipalização do trânsito, que permitirá também a realização de um grande projeto de sinalização vertical e horizontal no centro da cidade, possibilitando uma ação mais efetiva do DEMUTRAN e contarão também com a Central de Videomonitoramento, que além de melhorar os índices de segurança pública, auxiliará no monitoramento do trânsito.
Marianna também falou sobre o trabalho que vem sendo feito pela SESAU no enfrentamento à COVID-19, que segue com total atenção ao compromisso de buscar eficiência na vacinação, tão logo ela tenha chegado ao município e possa garantir a imunização de todos. Buscando atender mais uma demanda importante na área da saúde pública, está sendo finalizado o Núcleo de Zoonoses estruturado e equipado, entendendo a importância de diminuir e cuidar da população de animais abandonados nas ruas de Pau dos Ferros. Outra conquista planejada em 2021 e realizada em 2022 para ser entregue em breve à população é a reforma/construção do Centro Municipal de Especialidades Médicas, importante equipamento de saúde que está sendo finalizado para servir ao povo.
Ao longo do ano, a troca das lâmpadas vem sendo realizada pelo setor de iluminação da Secretaria de Infraestrutura, que trocou as luminárias de sódio de 250 w por LED de 150W. Segundo a prefeita Marianna Almeida, o objetivo é efetuar a troca de 100% das luminárias pela tecnologia LED. Outras avenidas e ruas da cidade também serão contempladas com a nova iluminação. “Estamos trazendo para o povo de Pau dos Ferros segurança, beleza e economicidade. Iniciamos esse projeto pela Avenida Independência e percorreremos vários outros bairros de nossa cidade”, ressaltou Marianna.
Em sua fala, Marianna também enfatizou o zelo com os servidores e colaboradores da gestão e anunciou a realização de concurso público ainda esse ano.
O que aconteceu em 2021, e também não poderia faltar no planejamento de 2022, é o resgate e preservação das raízes culturais do povo pau-ferrense, realizado no I São João da Princesinha e a Finecap. Com a herança cultural, a Avenida Getúlio Vargas voltou a ser cenário da história de Pau dos Ferros. Quem desfrutou da feirinha, conheceu projetos, reencontrou amigos, passeou de mãos dadas com seus filhos e se animou com a junção da zabumba, triângulo e sanfona entoando as cantigas do nosso Nordeste, um espaço que possibilitou dar oportunidade para a divulgação das produções artísticas e laborais dos grupos culturais, cantores, instrumentistas, agricultores e demais produtores artístico-culturais, bem como a valorização e comercialização de produtos dos pequenos empreendedores e do voluntariado local.
Nos âmbitos Obras e Infraestrutura, Agricultura e Assistência Social, foram expostas iniciativas que estão ocorrendo e aquelas que serão desenvolvidas durante o ano, facilitando o acesso de todos aos serviços e programas que serão postos em ação neste segundo ano de administração.
A cerimônia, restrita a alguns convidados, foi comandada pela Mesa Diretora da Câmara e contou com a presença da imprensa local, secretários e vereadores, tomando as medidas de distanciamento exigidos nos protocolos sanitários.