A sua fonte segura de informação!

Estudante de Cajazeiras é aprovada em intercâmbio e faz ‘vaquinha online’ para estudar em Portugal

A estudante cajazeirense Lua Lacerda, de 23 anos, foi aprovada em um intercâmbio acadêmico de seis meses na Universidade do Porto, em Portugal. No entanto, a aluna e sua família não possuem condições financeiras para custear a viagem. Para isso, ela abriu uma ‘vaquinha online’ para arrecadar o valor necessário. Ao todo, a estudante precisa 5 mil euros (cerca de R$ 25 mil na cotação atual) para conseguir fazer o intercâmbio.

A Universidade do Porto é uma das melhores instituições de ensino público da Europa. Embora os custos acadêmicos sejam pagos pela própria universidade (como matrícula, mensalidade e taxas),  todo o restante (transporte, passagens aéreas, alimentação, aluguel e taxas administrativas de conversão de câmbio) é a estudante quem deve arcar. Ela tem três meses para arrecadar o valor. Caso consiga, viaja em fevereiro de 2023 e retorna em agosto de 2023.

Lua Lacerda é natural de Cajazeiras e sempre estudou em escola pública. Morou com sua família na Serra da Arara, distrito de Cajazeiras até 2018, quando se mudou para João Pessoa para estudar jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é estagiária dos portais g1 Paraíba e Jornal da Paraíba, da Rede Paraíba de Comunicação. Além de estudante de jornalismo, Lua é escritora e possui trabalhos com literatura. Em 2020, lançou seu primeiro livro de poesia, ‘redemunho’, através da Editora UFPB. Além de ter contribuído com suplementos literários, como Correio das Artes. Foi uma das organizadoras do Mulherio das Letras Sertão, evento de literatura feminina realizado em abril deste ano em Cajazeiras.

“Viajar para Portugal é mais do que uma experiência de um semestre letivo. Tem a ver com uma oportunidade de me aproximar das referências vivas que me inspiram na literatura. Boa parte da literatura que consumi em toda minha vida vêm de Portugal, ou se relaciona com o país de alguma maneira. O que me faz entender esse intercâmbio sobretudo como uma experiência de amadurecimento literário. Espero muito conseguir realizar esse sonho”, diz a estudante.

Na Universidade do Porto, a estudante vai cursar disciplinas de jornalismo, que é sua atual graduação, e de Letras Português.