A sua fonte segura de informação!

Papa opina sobre política e diz que Lula “foi vítima de fake”

O papa Francisco defendeu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo que o petista foi vítima de “fake news” por parte da mídia. Na perspectiva do pontífice, o julgamento contra o petista na Justiça não passa a impressão de que foi “decente”.

As falas do líder religioso ocorreram em entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada neste domingo (18).

Ao ser questionado sobre o que ele pensava sobre Lula ter sido eleito presidente após as condenações e prisões, ele descreveu o caso como “paradigmático”.

– O processo de julgamento começou com notícias falsas na mídia, fake news, que criaram uma atmosfera que favoreceu seu julgamento – opinou.

O pontífice argentino também disse que “notícias falsas” têm o poder de “destruir uma pessoa”.

– Não sei como acabou. Não dá a impressão de que foi um processo decente. E a esse respeito, cuidado com aqueles que criam o clima para qualquer processo – completou.

No dia anterior às declarações do papa serem divulgadas, Lula havia parabenizado o líder da Igreja Católica por seu 86° aniversário.

– Desejo muita saúde ao amigo papa Francisco, que hoje completa 86 anos. Um exemplo de vida, solidariedade e dedicação no combate à fome e desigualdade – assinalou, em postagem no Twitter.

RENÚNCIA
Ainda em entrevista à ABC, o papa Francisco anunciou já ter assinado um documento de renúncia ao seu posto para caso ele apresente problemas de saúde que impeçam sua atuação como pontífice.

– Já assinei minha demissão. Era Tarcísio Berone o secretário de Estado. Assinei e disse a ele: “Em caso de impedimento por motivos médicos ou sei lá o quê, aqui fica a minha demissão. Eles já têm”. Não sei a quem o Cardeal Berone entregou, mas eu enviei quando ele era secretário de Estado – disse ele ao jornal ABC.