A sua fonte segura de informação!

Brasil é 5º país mais feliz do mundo; especialista afirma que resiliência, otimismo e fé ajudam a superar adversidades

A pesquisa ‘Global Happiness 2023’ apontou que 83% dos brasileiros afirmam estar felizes, número que coloca o país no topo da América Latina quando se fala de felicidade e em 5º lugar no mundo. Nesta segunda-feira (20), Dia Internacional da Felicidade, a psicóloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Michelle Costa, ressalta que resiliência, otimismo e fé são diferenciais dos brasileiros, e ajudam a superar as adversidades.“O brasileiro tem o costume de não desistir diante dos obstáculos e sempre tem em mente que irá superar e vencer”, pontua a especialista.

Sem segredos, ser feliz é ter um estado de consciência plenamente satisfeito – pelo menos conforme a definição do dicionário. Para a psicóloga, a felicidade tem a ver com estar bem consigo mesmo, encontrar realização no que se faz, enfrentar as circunstâncias difíceis com otimismo e também com amor. “Amar é premissa para felicidade. Amar a vida, amar pessoas, animais, conquistas e principalmente, a si mesmo”, detalha.

É difícil mensurar a alegria, mas é possível conseguir mais felicidade no dia a dia através do autoconhecimento, entendendo seus limites e potencialidades para passar pelos momentos difíceis com mais tranquilidade e esperança. Nesse contexto, a psicóloga cita a terapia como um processo que pode fazer toda a diferença.

“Através dela, podemos encarar nossos limites e descobrir nossa capacidade de superação. Encaramos os problemas com seriedade, nos permitindo sofrer quando for difícil, mas superando e estimulando conquistas todos os dias”, ressaltou a profissional do Hapvida NotreDame Intermédica.

Felicidade no mundo – Em todo o mundo, o Brasil fica atrás apenas da China (91%), Arábia Saudita (86%), Holanda (85%) e Índia (84%). Na América Latina, depois do Brasil, o ranking é composto por México (81%), Colômbia (80%), Chile (79%) e Argentina (74%).

Resenha Politika