A sua fonte segura de informação!

Largou na frente: Prefeito Luiz Claudino dispara na liderança em pesquisa em SJRP para as eleições 2024

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte traz nesta terça-feira (30), a segunda matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, sobre como a população enxerga os nomes apresentados tanto da situação, como da oposição.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de São João do Rio do Peixe. A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 22 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 152 na zona urbana e 248 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Na questão espontânea, onde a população é perguntada sem alternativas, sobre quais seriam os seus candidatos em 2024, o Prefeito e a Deputada confirmam o favoritismo e são os mais lembrados pela população.

Na sequência vemos os ex-Prefeitos Airton Pires e Lavoisier Dantas.

Já na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes que manifestaram publicamente a decisão de se candidatar e que também são os dois mais votados na espontânea, a influência do primeiro mandato do Prefeito, está trazendo nesse momento, a dianteira para Luiz Claudino. O Prefeito aparece com bons números ao atingir 60% dos votos.

Dra. Paula tem 20%, na sequência nós temos a opção Nenhum/Branco/Nulo com 5,8% e o Sem Opinião/Não Respondeu atingindo 14,2% dos votos.

No questionário proposto a população, os habitantes são divididos em oito categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião, os bairros da cidade e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.

Claudino ocupa a dianteira em praticamente todos as áreas da pesquisa, o gestor municipal só é superado por aqueles que ganham mais de seis salários mínimos, os que afirmam não ter religião e em quatro bairros (Bairro da Ponte, Portelinha/Adelino Pinto, Pereiros e Baixio dos Albuquerques).

Pegando o recorte de algumas categorias, a liderança do Prefeito, é maior entre o público masculino, aqueles que afirmaram ter entre 35 a 44 anos, os donos de negócios, os que tem ensino superior, evangélicos e os que vivem na zona rural do município.

Polêmica Paraíba