A sua fonte segura de informação!

Declaração de Zema sobre Nordeste une esquerda e direita em defesa da região; veja manifestações

A polêmica e controversa fala de Zema sobre o Nordeste rendeu críticas de nomes da esquerda e da direita pernambucana, que se mostraram contrários à declaração que sugeriu uma união de estados do Sul e Sudeste em direção contrária ao bloco nordestino.

No último fim de semana, o governador de Minas Gerais defendeu, durante entrevista ao Estadão, a formação de um consórcio entre Sul e Sudeste em resposta à articulação entre governadores nordestinos.

Nomes como a governadora Raquel Lyra (PSDB), Gilson Machado Neto (PL), João Campos (PSB) e Teresa Leitão (PT) se posicionaram do mesmo lado para rechaçar a declaração de Romeu Zema (Novo).

FALA DE ZEMA SOBRE NORDESTE

Após a declaração de Zema, a governadora Raquel Lyra afirmou que o Nordeste é parte da solução do país e deve receber atenção nas discussões federativas, após “tanto tempo de descaso e indiferença”

“Nossos pleitos não vão além do que é justo diante de uma construção histórica tão conhecida. Não construiremos o Brasil que sonhamos com mais desigualdade. Na discussão da Reforma Tributária, o Senado terá voz ativa para melhorar questões como o Fundo de Desenvolvimento Regional, por exemplo. Se está sendo criado para diminuir as divergências regionais, precisa dar mais a quem tem menos. Ao contrário, não faria sentido existir”, afirmou a tucana.

“O que os governadores do Nordeste e do Norte defendem é a semelhança daquilo que acontece no Senado Federal, ou seja, para cada ente federado representado que se possa valer um voto”, registrou Raquel, ainda, durante entrevista à Globonews, na noite de ontem.

O ex-ministro do governo Bolsonaro Gilson Machado Neto (PL) também rechaçou a declaração de Zema. “Repudio veementemente qualquer fala que sequer ventile a separação de nosso País. Temos uma unidade, povo e riqueza que poucos países do mundo tem. Essa unidade nasceu da união de todos nós”, disse Gilson em vídeo publicado nas redes sociais.

“O Nordeste não é peso para ninguém, o Nordeste é rico. Queria Dubai ter as riquezas que o Nordeste tem. Provamos com Gestão a viabilidade de nosso país, com números superiores a China e Estados Unidos até. O problema do Nordeste não está no povo nordestino, na sua grande maioria honesto e trabalhador. Está, sim, nas dinastias que até hoje agem como senhores feudais”, completou o ex-ministro.

A senadora Teresa Leitão afirmou que Minas Gerais, governado por Zema, é o estado “mais nordestino do Sudeste”, e que a declaração do gestor foi xenofóbica.

No governo Lula o lema ‘Reconstrução e União’, tem tratamento republicano aos estados da federação, independente de coloração partidária. Aí vem o governador Zema, do mais nordestino estado do Sudeste (MG), propor uma frente contra o nordeste, apenas com Sul e Sudeste”. Xô, xenofobia”, disparou pelas redes sociais.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se manifestou, afirmando que o Nordeste é único.

“As paisagens são incríveis sim, mas bonito mesmo é perceber a força da nossa gente e a singularidade cultural. É reconhecer que somos berço de algumas das mentes mais brilhantes da Nação e origem da resistência política que marcou a história do país”, disse João.

“Com identidade marcante e capital intelectual diferenciado, o Nordeste é protagonista na reconstrução do futuro do Brasil. Não haverá frente alguma capaz de enfrentar a nossa luta para seguir transformando a nossa região e as conquistas do nosso povo”, finalizou o prefeito socialista.