A sua fonte segura de informação!

Diplomata israelense é esfaqueado em Pequim

Um diplomata da embaixada de Israel em Pequim foi esfaqueado nesta sexta-feira (13) enquanto caminhava em um dos distritos centrais da capital chinesa. Imagens obtidas pelas autoridades mostram o momento do ataque.

A notícia foi primeiramente divulgada pelo portal israelense Ynet e depois confirmada pelo Ministério do Exterior de Israel, segundo o qual a vítima do ataque foi hospitalizada “em condição estável”. A suspeita é de atentado terrorista, mas ainda não há confirmação do que motivou o agressor.

As autoridades chinesas ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Em um raro protesto contra Pequim, a embaixada de Israel na capital criticou nos últimos dias a reação econômica do governo chinês aos ataques, que não condenou o grupo terrorista Hamas e se limitou a pedir contenção dos dois lados. Yuval Waks, número dois da embaixada, disse que esperava uma condenação mais forte por parte de Pequim.

Incidentes como esse são raros na China, que em geral é muito segura e altamente controlada pelos serviços de segurança estatais. Mas não são inexistentes. No mês passado, um funcionário da embaixada da Áustria em Pequim também foi ferido a facadas no centro da cidade por um cidadão chinês. A polícia prendeu o agressor e afirmou que ele sofre de problemas mentais.