A sua fonte segura de informação!

ABC está sem ganhar em casa há 90 dias

O ABC completa nesta terça-feira três meses sem conquistar vitórias no estádio Frasqueirão, que no próximo sábado será palco do confronto dos potiguares contra o Londrina, pela quarta rodada da Série C do Brasileiro. Mas este está longe de ser o maior problema do treinador Roberto Fonseca no clube, que nas últimas 19 partidas realizadas, venceu apenas um confronto (diante do River pela Copa do Nordeste).


Na prática, desde a temporada de 2023 jogar diante da torcida no seu estádio deixou de ser vantagem para o ABC, uma situação que se firmou durante a disputa da Série B, quando a equipe, em 19 jogos venceu apenas três em Natal, complementando a campanha com outras nove derrotas e sete empates. O aproveitamento da equipe no Frasqueirão, chegou a um dos níveis mais baixos da história, sendo de apenas 28%.


Por enquanto a campanha da equipe em 2024, se não é a que todos os abecedistas gostariam de ter, já apresenta uma melhora em relação ao ano anterior. Juntando todos jogos realizados no estádio, a equipe disputou 14 confrontos. No total, o Alvinegro acumulou três vitórias, oito empates e duas derrotas. Até aqui o aproveitamento bate na casa dos 47,6%.


Mas nestes confrontos estão incluídos os do início do Estadual, num cenário em que boa parte das equipes ainda não estavam com as formações ideais, principalmente ao do interior do RN. Quando o nível da competição aumenta a situação complica. pela Copa do Nordeste, o ABC não conseguiu vencer ninguém como mandante. Em quatro partidas foram três empates e uma derrota.


É justamente contra essa carga emocional, que Roberto Fonseca está lutando para fazer o clube potiguar trocar o viés perdedor para um de alta. Em seu jogo de estreia, o novo comandante alvinegro sofreu a segunda derrota do clube em três rodadas do Brasileirão. Mas embora tenha apenas um ponto conquistado na competição, a equipe ainda se encontra fora da zona de rebaixamento.


O novo treinador gostou do desempenho da equipe e lamentou a derrota para o Athletic Club, em Minas Gerais, reclamando da falta de sorte de ter de realizar três alterações no sistema defensivo abecedista por motivo de contusão.


“A gente estava prevendo que a partida seria definida nos minutos finais, mas o plano inicial era colocar nossos jogadores de velocidade na reta final da partida e agredir o adversário. Mas com as alterações forçadas, que fomos obrigados a fazer, não tivemos como colocar em prática aquilo que estávamos planejando”, disse.


Entendendo que o peso da cobrança sobre os atletas que estão há mais tempo no clube, pode estar prejudicando o desempenho de alguns jogadores, Fonseca decidiu realizar seis alterações na equipe e agora pretende que o grupo tenha a atitude de se tornar mais competitivo.


“O ABC necessita ser mais competitivo, ser uma equipe mais letal, mas agressiva. Essas situações fazem parte de nós que compomos esse grupo e, tenho certeza que com a equipe que colocamos para atuar em Minas, nós demos o primeiro passo para que a situação aconteça. Vale salientar que o nosso adversário havia atropelado duas equipes consideradas que devem brigar por uma vaga na segunda fase e nós conseguimos realizar um jogo muito equilibrado com o Athletic”, afirmou.


Apesar de ter batido a marca de dez novos reforços, Roberto Fonseca ainda não está satisfeito, por acreditar que ainda existem carências dentro do elenco.