URGENTE
Prefeitura de Uiraúna divulga esclarecimentos sobre contas de 2024 analisadas pelo TCE-PB Prefeito Aldo Andrade e garante pagamento de agosto dos servidores de Bernardino Batista ainda dentro do mês trabalhado 15ª DIREC abre XVI Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar em Pau dos Ferros Palmeiras goleia Vasco e volta a abrir frente no Brasileirão: 4 a 1 Espedito Filho participa de grande mobilização política em São João do Rio do Peixe ao lado de Larúcia Sá Bombeiros reforçam alerta após aumento incêndios em vegetação no interior do RN Flávio diz que seu gabinete achou que e-mails do Missão eram “spam” Polícia Militar localiza veículo utilizado em roubo na zona rural de Cajazeiras Partidos têm até sábado, 15 de agosto, para registrar candidaturas nas Eleições 2026 Secretários de Cajazeiras, Triunfo e São José de Piranhas se unem e lançam rota turística Segredos do Alto Sertão (vídeo) Prefeitura de Uiraúna divulga esclarecimentos sobre contas de 2024 analisadas pelo TCE-PB Prefeito Aldo Andrade e garante pagamento de agosto dos servidores de Bernardino Batista ainda dentro do mês trabalhado 15ª DIREC abre XVI Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar em Pau dos Ferros Palmeiras goleia Vasco e volta a abrir frente no Brasileirão: 4 a 1 Espedito Filho participa de grande mobilização política em São João do Rio do Peixe ao lado de Larúcia Sá Bombeiros reforçam alerta após aumento incêndios em vegetação no interior do RN Flávio diz que seu gabinete achou que e-mails do Missão eram “spam” Polícia Militar localiza veículo utilizado em roubo na zona rural de Cajazeiras Partidos têm até sábado, 15 de agosto, para registrar candidaturas nas Eleições 2026 Secretários de Cajazeiras, Triunfo e São José de Piranhas se unem e lançam rota turística Segredos do Alto Sertão (vídeo)

Assine nossa Newsletter

Receba as principais notícias diretamente no seu email.

HomeLutoMorre o sindicalista Manoel Cândido, ex-presidente...

Morre o sindicalista Manoel Cândido, ex-presidente da FETARN

Morre o sindicalista Manoel Cândido, ex-presidente da FETARN
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN), emitiu nota de pesar pelo falecimento de seu ex-presidente Manoel Cândido da Costa, aos 76 anos , ocorrido na noite desta terça-feira(1º de setembro). A causa oficial da morte não foi divulgada. 
 
A trajetória de Manoel Cândido esteve ligada a pautas históricas dos trabalhadores do campo, como reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar, acesso a políticas públicas e garantia de direitos sociais e trabalhistas.
 
Nascido em 9 de abril de 1949, Manoel Cândido era natural da comunidade Rio Velho, município de Angicos/RN. Ele iniciou militância no MSTTR em 1974, no Sindicato da Lavoura de Mossoró/RN como Delegado Sindical. 
 
Em 1980 passou a ser colono em Serra do Mel/RN na Vila Paraíba, lote de número 27, dando sequência como delegado Sindical, passando a ser tesoureiro e presidente da mesma organização sindical, sempre aproximando as lutas do homem e da mulher do campo.
 
Em novembro de 1992 assumiu a Presidência da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Rio Grande do Norte – FETARN atuando na Presidência por três mandatos consecutivos e na Secretaria de Finanças e Administração da entidade por um mandato. Em abril de 2010 assumiu novamente a presidência da entidade e foi reeleito para mais um mandato na gestão de 2018/2022.
 
O sindicalista também atuou na política partidária. Filiado ao Partido dos Trabalhadores(PT), Manoel disputou a prefeitura de Serra do Mel(no oeste potiguar) por 3 vezes seguidas: 2004, 2008 e 2012. 
 
Em 2012 foi o candidato a prefeito mais votado em Serra do Mel, recebendo 4.049 votos, mas não assumiu o cargo. Na época, o Tribunal Regional Eleitoral do RN indeferiu o seu registro de candidatura. Em 2010 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. 
 
Em todas estas instâncias por onde atuou, Manoel Cândido teve brilhante desempenho, sempre defendendo um Movimento Sindical, dinâmico, atuante e protagonista de grandes bandeiras de lutas dos agricultores e agricultoras familiares a exemplo da Reforma Agrária, Política Agrícola, Políticas Sociais (Educação, Saúde), Assalariados e Assalariadas Rurais. Foi um grande defensor da luta específica dos jovens, mulheres e terceira idade dentro do Movimento Sindical.
 
O Governo do Rio Grande do Norte tambén divulgou nota de pesar pela morte do sindicalista e destacou a contribuição de Manoel Cândido para a organização dos trabalhadores rurais.
 

Receba nossas notícias por email

Compartilhar: