A sua fonte segura de informação!

Prefeitura de Pau dos Ferros retoma realização do teste do pezinho

A Secretaria Municipal de Saúde-SESAU, através da Unidade Básica de Saúde-UBS, retomou a realização de testes do pezinho para recém-nascidos do município. O serviço está sendo ofertado pela gestão municipal, na Unidade Básica de Saúde Doutor Pedro Diógenes Junior, localizada à Rua São João, S/N no Bairro São Benedito, desde o dia 05 de março, das 13h às 17h.

Popularmente conhecido como o teste do pezinho, a triagem neonatal é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. O teste permite a identificação precoce de doenças. Essa ação preventiva faz o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, e assintomáticas no período neonatal, a tempo de fazer interferência no curso da doença. Desta forma, a análise permite o início do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença, evitando o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado.

Para realizar o exame, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Em 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país, e a efetivação do teste está sob a gestão integral da SESAU.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento controlado, em cumprimento ao Decreto Municipal N° 028/2021, a SESAU reforça a importância de fazer o teste e os atendimentos ocorrerão mediante agendamento através do telefone (84) 9.9679-9659.

Saiba mais:
Como é feito o exame?
O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.

Quando fazer o teste?
O teste do pezinho deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.