A sua fonte segura de informação!

Pau dos Ferros ganha Centro de Enfrentamento à Covid-19

Diante do aumento de casos, a Prefeitura de Pau dos Ferros priorizou a expansão do atendimento e cuidados no combate ao coronavírus, criando o Centro Municipal para Enfrentamento à COVID-19 (CEMEC), inaugurado na manhã de sábado (10), no 100º dia da gestão “Valorizando Nossa Gente”, pela prefeita Marianna Almeida e a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes. O centro dará suporte especial às pessoas suspeitas ou contaminadas pela covid-19, que necessitam de cuidados médicos.

O espaço conta com a ampliação e implantação de diversos serviços e cuidados, necessários para o tratamento efetivo da covid-19. “Temos dois pontos importantes que não tínhamos antes. As novas instalações, com uma estrutura que permitirá fazermos um acolhimento melhor e o acolhimento, que consequentemente, levará a um atendimento humanizado à população.

Eu, como enfermeira, vejo a necessidade de garantir esse amparo no momento mais frágil de uma pessoa, que é quando ela está com a saúde debilitada. E agora poderemos garantir esse cuidado aos pacientes que nos procuram”, explicou a Enfermeira Assistencial, Fernanda Silveira.

Ao dirigir-se ao CEMEC, o paciente terá a sua disposição uma equipe multiprofissional de qualidade composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico e técnicos de higienização, que estarão de domingo a domingo, em regime de plantão, das 7h às 19h, recebendo pacientes sintomáticos do novo coronavírus.

No acolhimento inicial, a equipe faz a verificação de toda a parte vital do cidadão, para em seguida encaminhá-lo para o médico plantonista, que fará os procedimentos necessários para a confirmação de que o quadro apresentado pelo paciente, seja diagnosticado através de exame laboratorial feito durante o atendimento.

Hoje o paciente não precisa mais passar pelas Unidades Básicas de Saúde, ele se encaminha diretamente para o CEMEC, que será referência municipal na centralização do atendimento de suspeitos de Covid-19. “Nesses 100 dias de gestão temos muitos avanços a comemorar na saúde, para que a população seja beneficiada. Esse serviço já existia, como CAEC, mas implementamos e ampliamos os serviços. Temos esse entendimento que a população precisa desse atendimento humanizado”, pontua a Secretária de Saúde.

Segundo Kalianne, o boletim epidemiológico de janeiro de 2021 até as últimas informações levantadas, nesta quinta-feira (08/04), 1730 pessoas tiveram sintomas gripais. Destas, 40% testaram positivo para covid-19, mais de 600 pessoas, além de um atendimento diário de mais 15 pessoas. São números expressivos que geram preocupação e responsabilidade de buscar alternativas para atender à população.

Para evitar que as pessoas saiam de unidade em unidade, fazendo com que o vírus se dissemine ao longo dos lugares por onde as pessoas contaminadas passem, vale salientar, que esse serviço vai ser único e exclusivo para atendimento do cidadão que apresentar os sintomas, e principalmente dos usuários sintomáticos respiratório. Essa unidade contará também com uma farmácia que funcionará por 12 horas diárias e aos finais de semana. “O nosso objetivo é um só: trazer saúde e dignidade para a população”, completou Kallianne.

Estiveram prestigiando a conquista da gestão, além da prefeita Marianna, contou com a presença do vice-prefeito, Renato Alves, secretários, o deputado Estadual, Galeno Torquato, a presidente da Câmara, Itacira Aires e vereadores, e o ex-prefeito, Nilton Figueiredo.

ONDE FICA O CEMEC?

O prédio está funcionando na estrutura da antiga Unidade Básica de Saúde Doutor José Edmilson de Holanda, localizado por trás da Rodoviária, no bairro Princesinha.

Fonte: Portal Potiguar