A sua fonte segura de informação!

Com multidão nos arredores do José Alvalade, Sporting é campeão português depois de 19 anos

Jogadores do Sporting carregam o técnico Rúben Amorim após a confirmação do título — Foto: Pedro Nunes/Reuters

Leões vencem Boavista por 1 a 0, garantem título e quebram hegemonia de Porto e Benfica. Milhares de torcedores se reúnem desde antes do jogo e entram em confusão com polícia

Depois de 19 anos e uma longa hegemonia de Porto e Benfica, Portugal é do Sporting. Os Leões venceram o Boavista por 1 a 0, nesta terça-feira, e garantiram o título do Campeonato Português com duas rodadas de antecedência. A última conquista do Alviverde de Lisboa havia sido na temporada 2001/02. O time de Rúben Amorim agora tenta fechar a campanha invicto.

A ansiedade dos “adeptos”, como são chamados os torcedores em Portugal, ficou evidente antes mesmo da bola rolar. Milhares se reuniram nos arredores do estádio José Alvalade para receber a delegação do Sporting, acompanhar a partida e, depois, comemorar o título juntos.

A festa foi bonita, mas aglomerações ainda não são recomendadas em tempos de pandemia. A polícia local agiu para tentar dispersar a multidão e, no intervalo da partida, houve registro de confrontos. Uma jornalista da “TVI” foi atingida com balas de borracha atiradas pelos policiais, segundo a imprensa portuguesa.

Em campo, o time do jovem técnico Rúben Amorim dominou o Boavista, mas ficou com uma vitória magra. O gol do triunfo saiu aos 36 minutos da etapa inicial. Nuno Santos apareceu pela esquerda, cruzou rasteiro, e Paulinho completou na pequena área: 1 a 0.

Amorim, de 36 anos, agora vai tentar levar o Sporting ao inédito título invicto na história do clube. Os Leões alcançaram os 82 pontos e têm 25 vitórias e sete empates em 32 rodadas. Faltam mais duas para o fim do campeonato. Apenas três vezes houve um campeão invicto em Portugal: o Porto, em 2010/11 e 2012/13, e o Benfica, em 1972/73.

O Sporting conquista o seu 19º título e é o terceiro com mais taças na história. No ranking geral, ainda está atrás do rival Benfica, que tem 37 títulos, e do Porto, que tem 29. Apenas Belenenses, em 1945/46, e Boavista, em 2000/01, se infiltraram no trio e também foram campeões portugueses.

Torcida do Sporting se aglomera nos arredores do José Alvalade antes de jogo que pode dar título português ao clube — Foto: Pedro Nunes/Reuters

Torcida do Sporting se aglomera nos arredores do José Alvalade antes de jogo que pode dar título português ao clube — Foto: Pedro Nunes/Reuters

Fonte: GE