A sua fonte segura de informação!

Secretário Marcos Gabriel representa Poço José de Moura no 8° Congresso Norte/Nordeste de secretarias Municipais de Saúde em Aracajú

O secretário municipal de saúde de Poço José de Moura, Marcos Gabriel, participou da abertura oficial do 8º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Sediado pela primeira vez em Aracaju, o evento reúne mais de 3.500 gestores, de todo o país, até o próximo sábado, dia 5, com o intuito de ampliar os debates sobre as perspectivas de políticas de saúde para as cidades. Ao participar da abertura, que contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Marcos Gabriel em contato com a nossa reportagem destacou a relevância do congresso “para a construção de uma saúde mais eficiente para os brasileiros”.

“Este é um encontro de máxima importância. É aqui que vamos tratar dos desafios da saúde pública em busca de novos caminhos. O SUS foi fundamental para que o povo tivesse o mínimo de acesso à saúde, para que pudesse ter uma porta aberta para o tratamento digno e ele precisa ser fortalecido. E isso só será possível se todos contribuírem. Ninguém constrói um sistema desta magnitude com uma opinião única. Cada contribuição é importante e nós gestores da saúde, aqui presentes, temos grande responsabilidade neste processo”, afirmou o secretário.

Presente na solenidade, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ser um defensor do Sistema Único de Saúde. Ele também destacou as ações do atual governo, como a ampliação dos recursos para a Atenção Primária. “São R$ 25 bilhões destinados para a Atenção Primária, recursos que chegam para os municípios, a partir do cumprimento das metas de cada cidade”, salientou.

Programação

A oitava edição do Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde teve início na manhã desta quinta-feira, dia 3, no Centro de Convenções, com palestras, oficinas e seminários. Até o próximo sábado, dia 5, os inscritos estarão reunidos para discutir sobre os principais temas que permeiam o Sistema Único de Saúde, SUS, entre eles: Atenção Básica; Mortalidade Materna e Infantil; Telessaúde; Vigilância; Governança e PRI; Judicialização; Especificidades Regionais; Saúde indígena; Educação Permanente em Saúde; Residências em Saúde; Saúde Digital; Assistência Farmacêutica e Financiamento.