Os municípios de Uiraúna e Sousa, no Sertão da Paraíba, tiveram reconhecida a situação de emergência por estiagem. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União e também inclui as cidades de Alcantil e Desterro.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras estão autorizadas a solicitar recursos para ações de ajuda humanitária, como a aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene, limpeza, dormitório e alimentação para equipes de trabalho e voluntários.
A medida vem em resposta à longa seca que afeta diretamente a população e a economia local. Com o decreto de emergência, o acesso ao apoio do Governo Federal é facilitado e pode garantir assistência mais rápida às comunidades atingidas.
Ao todo, a Paraíba já registra 116 situações de emergência reconhecidas, sendo 111 por estiagem. O processo de solicitação de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), com avaliação técnica da Defesa Civil Nacional.
Além da liberação de recursos, o governo federal também oferece capacitações online para treinar agentes municipais e estaduais na gestão de riscos e no uso do sistema S2iD.
COFEMAC
Imagem: Reprodução IA