A sua fonte segura de informação!

INSS suspende programa de redução de fila por falta de orçamento; órgão acumula 2,6 milhões de pedidos de benefícios

Captura de tela 2025-10-16 132436

O presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., determinou a suspensão temporária do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) por falta de recursos. O programa pagava bônus a servidores que analisavam mais processos do que a meta diária, ajudando a reduzir a fila de pedidos de aposentadoria e auxílios.

Em ofício ao Ministério da Previdência, Waller solicitou suplementação de R$ 89,1 milhões para garantir a continuidade da iniciativa. Durante a suspensão, novas análises extraordinárias estão proibidas, e as tarefas pendentes devem voltar à fila comum de processamento.

A paralisação ocorre em meio ao aumento da fila do INSS, que soma 2,6 milhões de pedidos de benefícios, segundo dados de agosto. O número já chegou a 2,7 milhões em março, o maior patamar desde 2022.

O INSS afirmou reconhecer a importância do programa e disse que trabalha com o governo para recompor o orçamento e retomar o PGB o mais breve possível.

.Leia também

Prefeito de Poço Dantas participa do Programa Linha de Frente nesta quinta-feira (23)
Mais de 700 mil paraibanos beneficiários do INSS vão receber 13º antecipado em abril e maio
Em 3 meses, RN registra 131 casos de maus-tratos contra animais
Governo mira eleição e ações não resolvem endividamento, diz especialista