A sua fonte segura de informação!

INSS suspende programa de redução de fila por falta de orçamento; órgão acumula 2,6 milhões de pedidos de benefícios

Captura de tela 2025-10-16 132436

O presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., determinou a suspensão temporária do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) por falta de recursos. O programa pagava bônus a servidores que analisavam mais processos do que a meta diária, ajudando a reduzir a fila de pedidos de aposentadoria e auxílios.

Em ofício ao Ministério da Previdência, Waller solicitou suplementação de R$ 89,1 milhões para garantir a continuidade da iniciativa. Durante a suspensão, novas análises extraordinárias estão proibidas, e as tarefas pendentes devem voltar à fila comum de processamento.

A paralisação ocorre em meio ao aumento da fila do INSS, que soma 2,6 milhões de pedidos de benefícios, segundo dados de agosto. O número já chegou a 2,7 milhões em março, o maior patamar desde 2022.

O INSS afirmou reconhecer a importância do programa e disse que trabalha com o governo para recompor o orçamento e retomar o PGB o mais breve possível.

.Leia também

Lula libera R$ 11,7 bilhões em emendas às vésperas de sabatina de Messias no Senado
MPF denuncia 10 pessoas por fraude em concurso da Polícia Federal; esquema tinha base no Sertão da Paraíba
“Acima de 41 votos”, diz Wellington Dias sobre sabatina de Messias
PF e PC atuam no combate ao tráfico de drogas na Paraíba e mais três estados