Derrotado pelo Flamengo no último sábado, em Lima, no Peru, o Palmeiras pode registrar um feito negativo ao final desta temporada. Caso não conquiste o Campeonato Brasileiro, o Verdão encerrará seu primeiro ano sem títulos sob a gestão de Leila Pereira, que já está em seu quarto ano de mandato.
Apesar de ter sua figura atrelada ao Palmeiras desde 2015, quando começou a parceria entre o clube e a Crefisa, Leila Pereira assumiu a presidência em 2022. Desde então, a mandatária viu a equipe paulista conquistar oito títulos em três temporadas e teve papel fundamental na permanência do técnico Abel Ferreira. Confira a lista de títulos de Leila como presidente do Verdão:
- 2022: Recopa Sul-Americana, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro;
- 2023: Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro;
- 2024: Campeonato Paulista.
No entanto, a sequência positiva do Palmeiras pode ser quebrada nesta temporada. Com dois vice-campeonatos, no Paulistão e na Libertadores, o Verdão está a cinco pontos do líder Flamengo no Brasileirão, a duas rodadas do término do torneio. Eliminado nas oitavas da Copa do Brasil e nas quartas do Mundial, é provável que o time tenha sua primeira temporada sem títulos desde 2019, quando Maurício Galiotte ainda era o mandatário.
Apesar disso, Leila Pereira mantém a calma diante da possibilidade de um ano sem conquistas. Após o vice da Libertadores, a presidente fez uma postagem nas redes sociais lamentando a derrota, mas parabenizando os atletas do Palmeiras.
Colecionadora de polêmicas
Fora dos gramados, a figura de Leila Pereira é frequentemente vista como controversa no futebol brasileiro. Na reta final desta temporada, ela protagonizou discussões com Luiz Eduardo Baptista (Bap), presidente do Flamengo, e, recentemente, declarou que pensa em mudar o estatuto do Palmeiras para poder estender sua gestão.
Leila Pereira está em seu segundo mandato no Palmeiras, que tem duração até 2027. Ela foi reeleita no último ano, respeitando o atual estatuto, que permite apenas uma reeleição. Em julho deste ano, grupos políticos passaram a se movimentar para alterar as regras internas e possibilitar que a empresária possa se candidatar a mais uma reeleição.
Bola pra frente
O Verdão agora recolhe os cacos e tenta se recolocar na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe de Abel Ferreira ocupa a segunda posição da tabela com 70 pontos, cinco a menos que o líder Flamengo, restando duas rodadas para o fim da competição.
Próximo jogo do Palmeiras
Atlético-MG x Palmeiras (34ª rodada do Brasileirão – jogo atrasado)
Data e horário: 03/12 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).
Gazeta Esportiva