Sol quente e muito calor. Você já sentiu aquele calor de “derreter”? Em algumas cidades do Brasil, o termômetro está batendo recordes e mostrando que o sol do Nordeste está especialmente forte neste começo de ano. E quando o assunto é alta temperatura, o Nordeste domina o ranking das mais quentes do país.
E a semana começou quente no Nordeste, com os termômetros batendo recorde, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cinco maiores temperaturas do Brasil foram registradas na região. A cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, dominou o topo do calor, com dois registros diferentes de um mesmo dia para lá de ensolarado. E um deles chegou a 40,2°C.
Em terceiro lugar vem a cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, com 39°C. A pequena cidade de Curaçá, na Bahia, registrou a quarta temperatura mais quente, com 38,6°C.
Na cidade sertaneja paraibana, conhecida como a morada do sol, a temperatura tem girado entre os 37ºC e 38, graus centígrados nesses dois primeiros meses do ano. No começo do ano, Patos atingiu 38,2 graus celsius e ficou em 5º entre as cidades mais quentes do País. Depois a cidade sertaneja atingiu 39,3º e ficou em 2º no País, o que se repetiu um dia depois, com os termômetros batendo na casa dos 39,1ºC.
O mês de fevereiro também tem registrado temperaturas muito elevadas na região de Patos. Os termômetros na cidade indicam temperatura, em determinados locais, que superam os 40º.
Tribuna 10 com PB Agora