O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuvas intensas com grau de severidade “Perigo Potencial” para grande parte do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (19). O alerta é válido das 9h às 23h59 e prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm ao longo do dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Dados do boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), mostram que o RN acumulou chuvas de até 54 mm entre às 7h da quarta-feira (19) e às 7h desta quinta.
De acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Entre as orientações estão evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O aviso contempla municípios como Acari, Assú, Alexandria, Apodi, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel, Serra Negra do Norte, Umarizal e Upanema, entre outras.
Acumulado
Enquanto o alerta entra em vigor, o boletim pluviométrico diário da Emparn, divulgado às 9h desta quinta-feira, já indicava acumulados expressivos principalmente na região Oeste, no período das 7h de quarta-feira (18) às 7h desta quinta (19).
Em Apodi, o volume chegou a 54 mm. Rafael Godeiro registrou 45 mm, seguido por Tenente Ananias, com 41 mm. Também houve registros significativos em Rodolfo Fernandes (28 mm), Encanto (26,4 mm) e Olho d’Água do Borges, que acumulou 25,2 mm em estação automática e 24,5 mm em medição manual.
Outros municípios do Oeste apresentaram acumulados entre 10 e 23 milímetros, como Rafael Fernandes (23 mm), Coronel João Pessoa (19,3 mm), Major Sales (16 mm), Patu (13,8 mm) e José da Penha (12,8 mm). Já cidades como Mossoró, Pau dos Ferros, Upanema e Caraúbas não registraram precipitação no período monitorado.
O Inmet também incluiu, no mesmo aviso meteorológico, áreas de outros estados das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. No RN, a orientação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e redobre a atenção em áreas com histórico de alagamentos.
Tribuna do Norte