É covid-19 ou virose? Infectologista explica diferenças entre os sintomas

Muitas pessoas acabam confundindo a Covid-19 com dengue, chikungunya e zika. As dúvidas, conforme explica a diretora corporativa de Infectologia do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, se dão pelo fato dessas doenças começarem com sintomas muito parecidos. “Falando mais de dengue e Covid-19, elas podem causar febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mas, o que realmente distingue uma da outra é a presença de sintomas respiratórios, que são característicos da Covid-19. Esses sintomas seriam o espirro, a tosse, a dor de garganta mais forte”, esclarece. A infectologista afirma que o mais importante ao apresentar um dos sintomas citados anteriormente é procurar um médico, tanto de forma presencial como pelo serviço de telemedicina. É esse profissional que vai fazer avaliação clínica e, se for o caso, indicar os exames necessários para o diagnóstico. Silvia Fonseca afirma que caso o diagnóstico seja de dengue, o importante é se hidratar bem e em se tratando de coronavírus é seguir com o uso da máscara e ir à consulta. “O intuito é saber em qual estágio está a doença e quais as medidas precisam ser adotadas após confirmação de diagnóstico”, orienta. Covid – Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais, cansaço, diminuição do apetite e dispnéia. Arbovirose – Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os sintomas entre eles são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Sobre o Sistema Hapvida – Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Resenha Politika

Leia Mais »

Vereador da cidade de Caicó/RN, morre de Covid-19.

Faleceu neste sábado (27) no Hospital Regional do Seridó, o vereador de Caicó, José Alexandre Pereira, conhecido por Zé Filho, 43 anos. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), obteve 519 votos no último pleito. Era formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com raízes no Distrito de Laginhas, filho do casal de agricultores José Alexandre e Lêda Pereira de Araújo, Zé Filho é casado, possui 02 (dois) filhos e 05 (cinco) irmãos. Estava internado com Covid-19 e foi intubado nessa sexta-feira (26). Jornal Potiguar 

Leia Mais »

Jovem de 16 anos morre de Covid-19 em Cajazeiras no dia do aniversário

Oestudante José Hugo Lins Félix morreu em decorrência da Covid-19 na tarde desta quinta-feira (25), dia em que completou 16 anos. O jovem deu entrada no Hospital Regional de Cajazeiras com fortes dores no abdômen e testou positivo para a doença. De acordo com informações repassadas pelo HRC, o jovem teve complicações no intestino e acabou não resistindo. José Hugo era morador do Distrito de Bom Jesus, município de São José de Piranhas, Sertão da Paraíba. Fonte: Resenha Politika

Leia Mais »

Prefeitura de Uiraúna publica novo boletim epidemiológico da COVID-19

Boletim Informativo nº 0032/2021 O Município de Uiraúna registrou neste dia mais três novos casos positivos para COVID-19.Os pacientes com resultados positivos encontram-se em isolamento social com sintomas leves da doença. Contabilizamos 16 suspeitos atuais.Os suspeitos estão em isolamento social em suas residências.Totalizando: 1.415 casos descartados.Notifica 387 pacientes recuperados em nosso município, reforçando que mesmo curados, os pacientes seguem contabilizados nas estatísticas entre os casos confirmados.17 (dezessete) mortes confirmadas por Covid-19 em Uiraúna. Confirmados: 415Recuperados: 387Suspeitos: 16Monitorados: 11Óbitos: 17Descartados: 1.415Interno : 1Isolamento domiciliar: 10 Destacamos que é de extrema importância que nossa população tome todas as precauções orientadas pelas autoridades de saúde visando a redução do risco de contaminação. As mortes por covid-19 cresceram 65% em dezembro no Brasil. Os dados ainda têm crescido em todo o território nacional e em todo o Globo, isto é, a pandemia está longe de acabar! Lembramos que vigora um Decreto Municipal que orienta o uso de máscaras de proteção por toda a população ao deslocar-se na cidade, com o objetivo de evitar a transmissão da doença, e que é obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, instituições, serviços de saúde, repartições públicas entre outros, conforme Decreto do Executivo Estadual. Prefeitura Municipal de UiraúnaSecretaria Municipal de SaúdeGerência de Vigilância em Saúde

Leia Mais »

Prefeitura de Riacho de Santana publica novo boletim epidemiológico da COVID-19

BOLETIM Epidemiológico 05– Suspeitos (aguardando resultado ou data para realização de exame) trata-se de: 01 Mulher de 50 anos;01 Mulher de 44 anos;01 Mulher de 35 anos;01 Homem de 38 anos;01 Homem de 29 anos; 07– Monitorados ( Suspeitos e contatos dos casos Confirmados) Descartado: 430 Confirmados: 153Ativos: 04Curados: 149Óbitos: 00 A Secretaria Municipal de Saúde registra o surgimento de mais 01 casos confirmados da COVID-19 no município de Riacho de Santana/RN, dos quais 00 recebeu resultado de sorologia com IgG reagente, ou seja teve a infecção mas já encontra-se curado, e 01 encontram-se com sintomas leves e em isolamento domiciliar, trata-se de: -01 Mulher de 33 anos; Aproveitamos a oportunidade para reforçar a necessidade de intensificar os cuidados contra a COVID-19, tendo em vista que a doença está interiorizando nos últimos dias na nossa região.

Leia Mais »

O município de Apodi bate a meta de 98% dos casos curados de Covid-19

A prefeitura Municipal de Apodi vem realização constante de testes nos suspeitos, aliado ao tratamento precoce, estão rendendo bons índices de pessoas recuperadas de COVID-19 em Apodi. De acordo o último boletim do coronavírus divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 98% dos pacientes positivados para o Coronavírus já estão curados. Essa porcentagem mostra que 4.110 pessoas já estão curadas da COVID-19. veja o último boletim: Por: Folha Regional

Leia Mais »

RN recebe mais 35 mil doses de vacina

Em meio à crescente taxa de ocupação de leitos de UTI e implementação  de medidas restritivas para conter o avanço da doença por parte dos gestores públicos, o Rio Grande do Norte recebeu, nesta quarta-feira (24), 35.000 doses da vacina contra a Covid-19 no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As vacinas são da fabricante Astrazeneca/Oxford – Fiocruz. A perspectiva é de que hoje (25) cheguem mais 19.400 doses da CoronaVac, totalizando 54.400 doses nesta semana. Nesta quinta etapa da vacinação no país, a campanha avança para dar cobertura à população indígena, idosos e trabalhadores da saúde – grupos prioritários desta nova etapa.   Das 35.000 doses da Astrazeneca, 21.927 serão destinadas aos idosos com idade de 85 a 89 anos. Com essas doses, será possível vacinar 100% dos idosos dessa faixa etária. Já 8.996 serão destinadas a trabalhadores da saúde e 2.920 aos indígenas do nosso estado. O Estado segue a estratégia do Ministério da Saúde, que é aplicar todas as doses que chegarem para ampliar o número de vacinados, e à medida que for chegando novas doses, o esquema vacinal será complementado. A vacinação dos indígenas está sendo fruto da insistência do governo estadual, já que o RN tinha sido o único estado brasileiro a não ser contemplado pelo governo federal com relação aos indígenas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública, o Rio Grande do Norte possui 6.067 indígenas em nosso território – das etnias potiguara, tapuia e tapuia paiacú – distribuíidos em 15 comunidades nos municípios de Bahia Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi. ASSECOM-RN

Leia Mais »

PRIMEIRA VACINADA NA BAHIA PEGA COVID-19 ANTES DE TOMAR A SEGUNDA DOSE

 A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, a primeira vacinada na Bahia, foi diagnosticada com Covid-19 antes de tomar a segunda dose do imunizante. Ela está internada no Instituto Couto Maia, em Salvador, e tem quadro clínico considerado estável. A médica infectologista Ceuci Nunes, diretora geral do Couto Maia, referência em tratamento de doenças infectocontagiosas no Brasil, explica como é possível que Maria Angélica tenha se infectado com a Covid-19 após ter tomado a primeira dose. “O que aconteceu com Angélica é que ela pegou a doença após a primeira dose, mas antes da segunda dose. Ela ia tomar a segunda dose no dia 16 e, entre 12 e13, começou a sentir um mal estar. Ela está bem, está usando pouco oxigênio, mas quando se movimenta fica um pouquinho desconfortável, por isso ela está sendo mantida ainda no hospital”, explicou Ceuci ao G1. O imunizante tomado pela enfermeira Maria Angélica foi CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante tem eficácia geral de 50,38%, o que significa que o risco de pegar Covid-19 foi reduzido em 50%. O médico José Osmar Medina, ex-coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, afirma que é possível que pessoas sejam infectadas após receberem a vacina, seja a primeira ou a segunda dose. Ele explica a infecção pode ocorrer porque, provavelmente houve exposicão, e o corpo precisa de tempo para desenvolver os anticorpos. “A vacina não é 100% eficaz. Existe um grupo pequeno de pessoas que pode adquirir a doença mesmo sendo vacinado com as duas doses. Mas, nos casos recentes, não é essa a situação. Como estamos em uma pandemia e com um número muito acentuado de casos, não deu tempo da primeira dose ter o efeito necessário”, destaca o médico. Medina explica que as medidas de higiene, o isolamento social e o uso de máscara devem permanecer por um bom tempo, principalmente pelo caráter pedagógico. “Não é assim, tomou a vacina e no outro dia está imunizado. Por exemplo, se todo o mundo, em um dia só, tomasse a vacina, na primeira semana após a imunização seria o mesmo número de casos, como se as pessoas não tivessem sido imunizadas”, explica. Por iG Saúde Foto: Reprodução/Facebook

Leia Mais »

Prefeitura de Água Nova/RN publica novo boletim epidemiológico da COVID-19

ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO 🦠 24 DE FEVEREIRO DE 2021 ÁGUA NOVA POSSUI:🟡 209 (duzentos e nove) casos confirmados;🟡 00 (zero) casos suspeitos;🟡 559 (quinhentos e cinquenta e nove) casos descartados;🟡 00 (zero) casos em monitoramento. DOS CASOS CONFIRMADOS🔴 206 (duzentos e seis) curados;🔴 00 (zero) em isolamento domiciliar;🔴 00 (zero) internamento;🔴 03 (três) óbitos. Reforçamos a necessidade da utilização de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel quando precisar sair ou voltar para casa. Seguimos vigilantes na luta contra o coronavírus.

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa