URGENTE

Assine nossa Newsletter

Receba as principais notícias diretamente no seu email.

HomePoço DantasPREFEITURA DE POÇO DANTAS EMITE NOTA SOBRE EVENTO ...

PREFEITURA DE POÇO DANTAS EMITE NOTA SOBRE EVENTO DE VAQUEJADA

PREFEITURA DE POÇO DANTAS EMITE NOTA SOBRE EVENTO DE VAQUEJADA

A Prefeitura Municipal de Poço Dantas-PB, vem a público esclarecer que não promoveu nenhuma denúncia, embargo ou qualquer embaraço em relação a Vaqueja do Parque Haras Cândido.

É importante que todos tenham conhecimento que a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – SEDAP e com o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba – CRMSV/PB, para fins de fiscalizar os eventos de vaquejadas na Paraíba, com base na Lei nº 13.873/19.

Em 10 de maio de 2023, a ABVAQ encaminhou Ofício nº 204/2023 ao Ministério Público, denunciando a Vaquejada do Parque Haras Cândido. No referido ofício, a ABVAQ diz que tomou conhecimento do evento por meio das redes sociais e cartazes divulgados.

A Promotoria de Sousa, ao receber a denúncia da ABVAQ, instaurou o Procedimento nº 001.2023.033584 e notificou os organizadores da vaquejada no dia 14 de junho de 2023, para que o evento fosse regularizado conforme as normas legais. Também foram notificados a Delegacia de Polícia Civil e a Prefeitura de Poço Dantas.

Mesmo notificados com um mês de antecedência e tendo absoluto conhecimento das consequências que poderiam ocorrer, os organizadores do evento não apresentaram resposta à Promotoria e assumiram o risco de promover o evento fora das normas da ABVAQ. Em razão disso, o Ministério Público ingressou com Ação Civil Pública nº 0804803-50.2023.8.15.0371, onde o Juiz da 4ª Vara de Sousa concedeu uma liminar determinando que a vaquejada não acontecesse.

Portanto, é necessário que a verdade prevaleça, de modo que fique esclarecido que a Prefeitura de Poço Dantas/PB não foi a causadora da paralisação da Vaquejada do Parque Haras Cândido, ocorrida no último final de semana (15 e 16 de julho). O evento foi paralisado pela força policial, cumprindo a decisão judicial conseguida pelo Ministério Público, que foi provocado pela a ABVAQ.

A Prefeitura de Poço Dantas lamenta que pessoas mal intencionadas e movidas por razões políticas estejam utilizando as redes sociais para atribuir os fatos a quem não teve absolutamente nada a ver com a situação.

Em anexo, segue cópia dos documentos supra referidos, ofício da ABVAQ, termo de cooperação técnica e a decisão judicial que determinou o cancelamento do evento.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Poço Dantas/PB.
17 de julho de 2023.

Receba nossas notícias por email

Compartilhar: