URGENTE

Assine nossa Newsletter

Receba as principais notícias diretamente no seu email.

HomeRio Grande do NorteFuga em Presídio de Mossoró pode estar relacionada...

Fuga em Presídio de Mossoró pode estar relacionada com falhas no protocolo de segurança, diz secretário

O secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, disse nesta quinta-feira (15), em coletiva de imprensa, que a fuga registrada no Presídio Federal de Mossoró traz indícios de falhas nos protocolos de segurança da unidade. A pasta deve finalizar ainda esta semana a perícia da ocorrência, quando dois presos escaparam do local na madrugada de quarta-feira (14), o primeiro registro do tipo no Sistema Penitenciário Federal.
“Não há chance de acontecer uma fuga se os protocolos de segurança forem observados. É muito provável que os procedimentos de segurança não tenham sido empregados da forma como deveriam ser”, disse Garcia, durante a coletiva que aconteceu em Mossoró.
André Garcia não forneceu informações específicas sobre a fuga ou as ações de recaptura, mas ressaltou que espera a recaptura dos presos “nos próximos dias ou nas próximas horas”. O secretário está em Mossoró para acompanhar as investigações relacionadas com o caso desde a noite da quarta-feira (14).
“Nenhuma das possibilidades estão descartadas. Relaxamento, facilitação, seja lá o que a investigação aponte. Não posso citar nada porque seria leviano de nossa parte. Se forem individualizadas condutas, ninguém vai deixar de agir. Por enquanto, estamos trabalhando para manter a segurança da unidade”, disse ele.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Deisinho. Segundo as investigações, eles são ligados ao Comando Vermelho.
A principal suspeita até o momento é de que os dois presos tenham usado materiais de uma obra do pátio da penitenciária como instrumentos na ação, de acordo com pessoas com acesso à investigação.
“Eles são indivíduos que deveriam permanecer segregados. São perigosos, mas não são lideranças que possam impactar em uma Organização Criminosa (Orcrim) ou na criminalidade local. Primeiro, eles não são daqui, e as informações que nós temos, da dinâmica da fuga, apontam que a única preocupação deles é a de se evadir. Estamos trabalhando para que esse trabalho de evasão acabe rapidamente, e que seja retomada a normalidade na Unidade Prisional”, encerrou o secretário.

Receba nossas notícias por email

Compartilhar: