Avaliação
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) revelaram que Marizópolis também não vem avançando no quesito educação. Além de ficar abaixo da média nacional e estadual, o município não atingiu as metas projetadas pelo Ministério da Educação e ainda ficou com o pior desempenho entre os nove municípios (Sousa, Aparecida, Lastro, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Vieirópolis e Marizópolis) que integram a Região Metropolitana de Sousa.
Os números do IDEB apontam que nos anos iniciais do Ensino Fundamental o objetivo era alcançar a marca de 5.3 pontos, mas ficou em 4.5 pontos. Nas turmas finais, registrou 3.7 pontos quando o esperado era de 4.8 pontos. “Só temos a lamentar. Isso é uma triste realidade, pois o nosso Ideb só faz baixar desde 2013, quando deveria aumentar e isso mostra que não estamos cuidando do nosso futuro”, disse o candidato a prefeito de Marizópolis Jeferson Vieira.
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.
“Os números apresentados pelo IDEB reforçam o que visualizamos no dia a dia da nossa cidade, a evasão escolar, a falta de investimento em estrutura, qualificação dos profissionais da educação e tantos outros fatores que são responsáveis por esses baixos índices”, criticou.
O candidato destacou que seu Plano de Governo prioriza a educação, pois ela é fundamental para transformar a realidade do município. Entre as propostas encontra-se a execução do projeto Revolução do Saber, que segue o modelo aplicado em Sobral, no Ceará, que alcançou o maior IDEB do País no ensino fundamental. A iniciativa começa com a reformulação das funções do funcionalismo da educação e treinamento dos profissionais no novo sistema. Em seguida, será realizada uma busca ativa por alunos que destoem do habitual na capacidade de aprendizado.
Educação Integral – O Plano de Governo do candidato a prefeito de Marizópolis Jeferson traz ainda uma série de ações voltadas para educação integral, o objetivo é organizar uma base educacional que possa contemplar a formação de forma integral dos educandos da cidade de Marizópolis.
“Nossas escolas serão campos de oportunidades com inclusão social, que supõe pensá-las articuladas com as demais políticas sociais, rompendo a velha ordem que fragmenta saberes e necessidades, uma educação que constrói caminhos para um novo momento histórico de integração cada vez maior de conhecimentos e competências”, propõe.