A sua fonte segura de informação!

Secretaria de Saúde de Poço Dantas é pioneira na região e inicia preparativos para Plano de Vacinação contra COVID-19

Apesar das indefinições do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de Poço Dantas, através da Secretaria Municipal de Saúde, já deu início a  preparação de profissionais de saúde para a formulação de um Plano de Vacinação contra a Covid-19 para o município.

A enfermeira Alana Claudino, que atua na Estratégia de Saúde da Família I, está na coordenação dos trabalhos, que envolvem também vacinadores, agentes comunitários de saúde e, técnicos e outros profissionais.

Alana explicou que alguns profissionais da saúde já estão participando de reuniões técnicas de planejamento e recebendo orientações da equipe da Secretaria de Saúde do Estado, com objetivo de se antecipar para quando as doses estiverem disponíveis para a população. Técnicos também estão recebendo treinamento para alimentação em tempo real de um sistema que irá acompanhar o progresso da vacinação e contabilizar o número de doses que estarão sendo distribuídas para a população e a porcentagem da população imunizada.

“O nosso foco está sendo trabalhar de forma preventiva e antecipada, nos preparando da melhor maneira para que quando a vacina estiver disponível no SUS, o município de Poço Dantas possa imunizar a sua população de modo ágil e eficiente”, comentou a enfermeira.

O plano que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poço Dantas irá acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação, cartilhas que vêm sendo amplamente estudadas pela equipe municipal.

O ministério da Saúde prevê que a vacinação deve acontecer em 4 etapas, uma para cada faixa-etária de público alvo, levando em consideração o nível do risco de infecção para cada grupo.

Há uma expectativa, informada pelo Governo do Estado, de que as vacinas possam estar chegando à Paraíba a partir do dia 20 de janeiro, mas sem confirmação precisa até o momento.