VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE BERNARDINO BATISTA DIVULGA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID 19

A Secretaria Municipal de Saúde e meio ambiente de Bernardino Batista informa à população Batistense a divulgação dos atuais dados de registros informacionais quanto aos casos até a presente data, 12 de janeiro. Conforme o boletim publicado pela vigilância epidemiológica: – 14 casos suspeitos – 14 casos em isolamento domiciliar – 00 internamento hospitalar – 161 casos confirmados ( recuperados) 00 isolamento domiciliar e nenhum internamento – 362 casos descartados e nenhum óbito. Além disso, a Secretaria de saúde e meio ambiente informa que está empenhada nos trabalhos de monitoramento, para que os casos tenham um melhor acompanhamento, com mais informações e detalhamento. E, ao mesmo, esta mesma convida toda a sociedade Batistense a manter-se vigilante com a saúde, haja vista ser uma luta de todos (as). Pede, também, que os casos suspeitos, notificados por este órgão municipal, que evitem sair de casa, bem como, não terem contato com outras pessoas até que recebam o resultado do exame. Reitera, também, o compromisso do Governo Municipal com ações efetivas para o enfrentamento dessa pandemia e reforça a importância da colaboração da população no cumprimento do isolamento social e nos cuidados preventivos contra o coronavírus, tais como: ➡️ Uso de máscara sempre que sair de casa;➡️ Higienizar com frequência as mãos com água e sabão, ou álcool em gel 70%; Assessoria

Leia Mais »

Prefeitura de Água Nova atualiza boletim epidemiológico da Covid-19

ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO | 12 DE JANEIRO DE 2021 ÁGUA NOVA POSSUI: 202 (duzentos e dois) casos confirmados; 00 (zero) casos suspeitos; 532 (quinhentos e trinta e dois) casos descartados; 04 (quatro) casos em monitoramento. DOS CASOS CONFIRMADOS 199 (cento e noventa e nove) curados; 00 (zero) em isolamento domiciliar; 00 (zero) internamento; 03 (três) óbitos. Reforçamos a necessidade da utilização de máscara, lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel quando precisar sair ou voltar para casa. Seguimos vigilantes na luta contra o coronavírus.

Leia Mais »

Paraíba ultrapassa 173 mil casos confirmados e chega a 8.824 mortes por Covid-19

Mais 523 infectados foram confirmados e 16 óbitos registrados na Paraíba, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da saúde (SES), através do boletim desta segunda-feira (11). Atualmente, o estado contabiliza 173.299 casos confirmados e 3.824 mortes causadas pelo vírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados oito óbitos. Os 16 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Campina Grande (2), Patos (1), Alcantil (1), João Pessoa (5), Teixeira (1), Juru (1), Areial (1), Monteiro (1), Esperança (1), Cabedelo (1) e Tenório (1). Confira boletim na íntegra Governo da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde Atualização Covid-19 | 11/01/2021 Paraíba confirma 523 novos casos de Covid-19 e 16 óbitos nesta segunda-feira A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (11), 523 casos da Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 24 (4,58%) são casos de pacientes hospitalizados e 499 (95,41%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 173.299 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 552.517 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Também foram confirmados 16 novos óbitos desde a última atualização, sendo 08 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 07 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, sendo três em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o Estado totaliza 3.824 mortes. O boletim registra ainda um total de 130.673 pacientes recuperados da doença. Concentração de casos Cinco municípios concentram 377 novos casos, o que corresponde a 72,08% dos casos registrados nesta segunda. São eles: João Pessoa, com 235 novos casos, totalizando 44.044; Campina Grande, com 76 novos casos, totalizando 15.881; Monteiro, com 32 novos casos, totalizando 1.661; Barra de Santa Rosa, com 21 novos casos, totalizando 341; Ibiara, com 13 novos casos, totalizando 289. * Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 11/01/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios. Óbitos Até esta segunda, 194 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 16 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Campina Grande (2), Patos (1), Alcantil (1), João Pessoa (5), Teixeira (1), Juru (1), Areial (1), Monteiro (1), Esperança (1), Cabedelo (1) e Tenório (1). As vítimas são sete homens e nove mulheres, com idades entre 48 e 88 anos. Cardiopatia foi a comorbidade mais frequente e cinco deles não apresentavam comorbidade. Ocupação de leitos Covid-19 A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 51%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 61%. Em Campina Grande estão ocupados 62% dos leitos de UTI adulto e no sertão 42% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 23 pacientes foram internados nas últimas 24h. Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Leia Mais »

Prefeitura de Pau dos Ferros divulga boletim epidemiológico da covid-19

COVID-19: BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – 11 de janeiro de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Pau dos Ferros informa à população pau-ferrense que o atraso na divulgação dos atuais dados foi ocasionado pela ausência de registros informacionais quanto aos casos entre 15 e 31 de dezembro, devido o meio oficial (e-mail) ter sido deletado, dificultando, assim, a contabilização dos casos. Com isso, a atual equipe de monitoramento da SESAU teve que realizar uma busca ativa junto às unidades notificadoras de dados, coletando as informações deste período de dezembro, e dos casos até a presente data, 11 de janeiro. A partir disso, informamos que, conforme o último boletim publicado em 14 de dezembro do ano de 2020, haviam 123 casos suspeitos, que aguardavam resultados dos exames, e, destes, 48 testaram positivo e 75 testaram negativo. Além disso, a SESAU informa que está elaborando um novo fluxo de monitoramento, para que os casos tenham um melhor acompanhamento, com mais informações e detalhamento. E, ao mesmo, esta mesma convida toda a sociedade pau-ferrense a manter-se vigilante com a saúde, haja vista ser uma luta de todos (as). Pede, também, que os casos suspeitos, notificados por este órgão municipal, que evitem sair de casa, bem como, não terem contato com outras pessoas até que recebam o resultado do exame. Ademais, a SESAU aproveita para informar que os dados do inquérito sorológico para a COVID-19 que está sendo realizado, em parceria com o Governo Estadual, não estão incluídos nesse boletim, tendo em vista ainda está em fase de execução, consequentemente, não há, ainda, dados consolidados para a publicação. Por fim, a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da SESAU, se solidariza com as 12 vidas perdidas e com os seus familiares. Reitera, também, o compromisso do Governo Municipal com ações efetivas para o enfrentamento dessa pandemia e reforça a importância da colaboração da população no cumprimento do isolamento social e nos cuidados preventivos contra o coronavírus, tais como: ➡️ Uso de máscara sempre que sair de casa; ➡️ Higienizar com frequência as mãos com água e sabão, ou álcool em gel 70%;

Leia Mais »

Prefeitura de Luís Gomes divulga boletim da covid-19

BOLETIM COVID-19 LUÍS GOMES A secretaria municipal de saúde comunica o registro de 07 (sete) novos casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24 horas. Comunicamos o resultado negativo de 15 (quinze) testes. Comunicamos ainda a alta de 02 (dois) pacientes. Quadro epidemiológico do município: 18 suspeitos; 1371 descartados; 48 monitorados; 220confirmados (195 recuperados, 22 em isolamento domiciliar e 03 óbitos) A Secretaria Municipal de Saúde continuará monitorando a situação do município e seguirá atualizando as informações ao público. É importante que todos se mantenham em Isolamento social e tomem as precauções orientadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Governo Estadual e Municipal

Leia Mais »

Novo Normal: Primeira avaliação de 2021 aponta redução de municípios nas bandeiras vermelha e laranja

Pandemia A Secretaria de Estado da Saúde publicou, na tarde deste sábado (9), a 16ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, com a análise situacional e evolutiva da Pandemia da Covid-19 no Estado da Paraíba e recomendações necessárias para contenção da recrudescência da pandemia em todo Estado. A primeira avaliação de 2021 passa a vigorar nos 223 municípios do Estado a partir desta segunda-feira (11) e aponta a ausência de municípios em bandeira vermelha (mobilidade impedida),  redução expressiva da participação da bandeira laranja (mobilidade restrita) de 38% para 9% dos municípios paraibanos, crescimento da bandeira amarela (mobilidade reduzida) de 56% para 87% dos municípios paraibanos, e discreto crescimento dos municípios em bandeira verde (mobilidade livre) de 3% para 4% dos municípios paraibanos. Na 16ª avaliação, 21 municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando uma importante redução de 29% em relação à 15ª avaliação. A avaliação apresenta 193 municípios da Paraíba na bandeira amarela, um crescimento de 31% em relação à avaliação anterior. Constatam-se transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo dois municípios da bandeira verde para a bandeira amarela. São também dois os municípios que tiveram transição da bandeira amarela para a bandeira laranja. Nesta avaliação não houve transições da bandeira laranja para a bandeira vermelha. Foram seis os municípios que transitaram da bandeira vermelha para a bandeira laranja. Também foram registradas seis transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação acrescida para 4% dos municípios paraibanos. Por sua vez, 54 municípios paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela. Apenas um município transitou da bandeira laranja para a bandeira verde. A literatura científica internacional aponta que os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de  atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana, o que permite correlacionar a piora ou a melhora do comportamento social, quanto à adoção de medidas protetivas, com a deterioração ou melhora do contexto epidemiológico e das capacidades do sistema de saúde, na forma de maiores ou menores ocupações dos leitos hospitalares para os cuidados à Covid-19 na Paraíba. O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, credita parte do sucesso desta avaliação às medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, entre os dias 24/12/2020 e 01/01/2021, que foram capazes de mitigar parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano. Ele afirma que “os efeitos positivos destas medidas já podem ser observados na consistente melhoria das condições da pandemia de Covid-19 na Paraíba traduzidas na 16ª avaliação do Plano Novo Normal”. O secretário também reforça que “os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica para pior devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus”. Taxa de Transmissibilidade (Rt) – O documento também traz a análise dos números efetivos de reprodução viral para covid-19 (rt) no estado da Paraíba. Os dados são do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (https://obsrpb.shinyapps.io/rt_estim/ ) e aponta que a Paraíba apresentou, em 08/01/2021, comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt 0,9421; e Rt diário de 1,08, o que pode representar tendência de transmissibilidade ativa do novo coronavírus no Estado. João Pessoa apresentou, em 08/01/2021, comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt acima de 1,0 (1,1558). Apresenta também Rt diário de 1,03 demonstrando intensa atividade de transmissibilidade viral na última quinzena e certa resiliência para retorno da taxa de transmissibilidade a uma situação de decréscimo estável em João Pessoa. Campina Grande apresentou, em 08/01/2021, comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt acima de 1,0 (1,0595), o que representa transmissibilidade ativa e persistente do novo coronavírus. Exige atenção o fato de o Rt da mesma data estar acima da média móvel dos últimos 14 dias (1,0378), podendo variar até 1,1268; demonstrando uma tendência de aumento consistente da transmissibilidade do vírus no município em análise. Cajazeiras apresentou comportamento da média móvel dos últimos 14 dias de Rt acima de 1,0 (1,092), o que representa transmissibilidade ativa do novo coronavírus no município. O Rt em 08/01/2021 está em 0,7877 com limite superior da variação em 0,9049, demonstrando uma situação de disseminação sustentada do vírus na última quinzena. Saber como se proteger do contágio pelo novo coronavírus é fundamental e por isso a Secretaria Estadual de Saúde reforça a recomendação de que as equipes de saúde sigam orientando as famílias para que estas permaneçam em seus domicílios mantendo convívio apenas com seu núcleo familiar básico, ou seja, com as pessoas que coabitam. O secretário afirma que “melhoras da situação da Covid-19 na Paraíba dependerão muito da ainda maior adesão de todas as paraibanas e paraibanos às três medidas que mais protegem a saúde e da vida das pessoas: usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social, decisões e gestos que precisarão estar cada vez mais presentes em nossos cotidianos”, finaliza Beltrammi. Resenha Politika

Leia Mais »

Prefeitura de Major Sales divulga boletim epidemiológico da covid-19

Acompanhe o boletim epidemiológico da situação da covid-19 no município de Major Sales emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. *Alguns casos podem constar na lista de confirmados, descartados ou até curados, sem passar pela lista de suspeitos, isso ocorre quando são realizados testes periódicos em professionais que atuam na linha de frente, ou testes de urgência em sintomáticos ou assintomáticos que tiveram contato com casos positivos. RECOMENDAÇÕES: – Use máscara de proteção facial. O uso é obrigatório ao sair de casa; – Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%; – Todos os pacientes em monitoramento e tratamento da Covid-19 estão sendo acompanhados pelas equipes da Atenção Básica em Saúde.  

Leia Mais »

Ex-prefeito de Patos será transferido nesta quarta-feira (6) para hospital de SP

Covid-19 O ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos) será transferido nesta quarta-feira (6) para um hospital em São Paulo. Ele está internado no Hospital da Unimed em João Pessoa com a covid-19. Internado no domingo (3), Ivanes apresentou uma piora do quadro clínico e precisou ser intubado na segunda (4) e após alguns procedimentos apresentou uma melhora, mas a família por recomendação médica resolveu transferir o político. Resenha Politika

Leia Mais »

Sem repasses da União em 2021 para combate ao coronavírus, prefeitos iniciam ano com desafio nas contas

Municipalista Socorro e suporte no momento de pandemia, o repasse feito pelo Governo Federal para estados e municípios para o combate ao coronavírus chegou ao fim no ano passado. Sem novos recursos para administrar a Saúde Municipal, que continua com aumento no número de casos da doença, prefeitos começam a gestão com grande desafio para vencer os efeitos do vírus por conta própria. O auxílio emergencial, outra base para sustentar a economia dos municípios nesse período, também foi encerrado em 2020. A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) ressalta que a pandemia do coronavírus ainda não acabou e municípios precisam de recursos para continuar a investir em formas de conter a propagação do vírus, sustentar as unidades hospitalares e manter medidas de prevenção à doença. O presidente do órgão, George Coelho, vê no fim do auxílio emergencial um problema a mais para gestores, que precisam prestar assistência para trabalhadores que foram afetados pela pandemia e estavam dependendo do benefício. “Muitas pessoas estavam dependendo desse recurso para ter o básico dentro de casa e agora que chegou ao fim, municípios devem estar aptos para suprir de alguma forma essa lacuna, mas sem a ajuda da União, é impossível”, avaliou. A alternativa para alguns municípios seria utilizar os valores remanescentes que foram destinados pelo Governo Federal ao combate à covid no ano passado e ainda estão em caixa, mas o impasse acontece porque se tratam de créditos extraordinários, portanto, só podem ser utilizados no mesmo exercício fiscal em que foram abertos. Há ainda cidades que já destinaram todo o valor recebido em 2020 e precisam da continuação do auxílio para passar pela pandemia, que persiste em 2021. O Tribunal de Contas da União (TCU) já tem o entendimento que recursos repassados pelo Governo para o enfrentamento da pandemia, ainda que não sejam empenhados, liquidados e pagos em 2020, não precisam ser devolvidos aos cofres da União. Para que os valores sejam utilizados, é necessário que o Governo Federal edite uma Medida Provisória para regularizar o uso dos valores ou estenda o Decreto de Calamidade Pública. No entanto, até o momento, o Poder Executivo não se manifestou sobre qual medida será adotada para prestar assistência às cidades. George Coelho pede a ajuda da bancada federal paraibana na articulação para garantia de novos recursos e a autorização da utilização dos valores remanescentes. “Precisamos da ajuda do poder legislativo para provocar o debate, trazer alternativas e pressionar o Poder Executivo para que haja a edição da Medida Provisória ou até mesmo a extensão do decreto de calamidade. Estamos no meio de uma pandemia e pequenas cidades não têm recursos suficientes para lidar com o vírus. Isso requer a atenção e sensibilidade política, porque infelizmente, ainda vivemos um momento delicado para todos”, pontuou. Valores repassados durante a pandemia – Desde o começo da pandemia e os primeiros repasses feitos pelo Governo Federal, os municípios da Paraíba receberam R$ 1.765.637.247,27, sendo esse valor o total do que foi destinado através de Medidas Provisórias (R$240.805.024,74), Lei Complementar (R$ 636.522.135,74), portarias (R$ 503.490.490,08), emendas (R$214.561.137,75) e Lei Aldir Blanc (R$32.363.116,35). Coronavírus na Paraíba – O estado já contabiliza cerca de 170 mil casos de coronavírus, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde. Mais de 3,7 mil pessoas morreram em decorrência do vírus no Estado, que tem ocorrências registradas nos 223 municípios. Resenaha Politika

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa