NÚMERO DE PACIENTES COM MENOS DE 60 ANOS SUPERA O DE IDOSOS EM UTIS PARA COVID-19 NO RN

O número de pessoas com menos de 60 anos de idade internadas por Covid-19 em leitos de UTI superou a quantidade de idosos no sistema pela primeira vez, no Rio Grande do Norte, desde maio de 2020. Neste domingo (7), a rede pública contava 291 pessoas internadas com coronavírus no estado. Desse total, 149 (51,20%) tinham menos de 60 anos de idade e outros 142 (48,8%) eram idosos. O número representa uma mudança no perfil das pessoas que estão precisando de UTI no estado. A última vez em que o número de mais jovens internados foi maior ocorreu ainda no início da pandemia, em maio de 2020, de acordo com dados do Regula RN. Na ocasião, o estado tinha pouco mais de 100 pessoas internadas Desde então, a maior parte das UTIs eram ocupadas por idosos. Para se ter uma ideia, em 29 de julho, 75% das pessoas internadas tinham mais de 60 anos. Apesar de haver diferenças menores entre os dois públicos, ao longo do tempo, os idosos seguiam sendo maioria entre os internados até agora. Para o diretor do Hospital Giselda Trigueiro e membro do comitê científico do estado, André Prudente, a principal explicação para a mudança é que os jovens foram o grupo que mais se expôs nas aglomerações dos últimos meses, passando por eleições, festas de fim de ano e, principalmente, carnaval. — Foto: Lais/UFRN”Além disso, há um percentual – ainda pequeno, é verdade – de idosos vacinados. Mas, como os jovens se expuseram mais, adoeceram mais, consequentemente, aumentou o número de internados”, disse. Em relatório publicado no fim de semana, pesquisadores da UFRN apontaram que a região metropolitana de Natal se tornou o epicentro da epidemia no Rio Grande do Norte, principalmente após o carnaval. Para tentar conter a alta de casos, internações e óbitos, o governo determinou toque de recolher das 20h às 6h nos dias de semana e de 24 horas aos domingos. No primeiro fim de semana de vigência do decreto, a taxa de isolamento social chegou a 55,4% no estado e foi a maior no país. Nesta segunda (8), segundo o portal Regula RN, 82 pessoas estavam na fila por um leito de UTI na rede pública. A rede privada, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), está com 100% de ocupação dos leitos de UTI. O Rio Grande do Norte registrou até o último domingo (7) 172.283 casos confirmados de Covid-19 e 3.734 mortes pela doença. Por Igor Jácome, G1 RN 

Leia Mais »

Paraíba confirma 1.012 novos casos de Covid-19 e 705 pacientes pacientes internados nos hospitais públicos de referência

Até o momento, 673.881 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (08), 1.012 casos de Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 39 (3,85%) são casos de pacientes hospitalizados e 973 (96,15%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 230.206 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 673.881 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Também foram confirmados 32 novos óbitos desde a última atualização, sendo 20 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 03 e 08 de março de 2021, sendo 08 deles em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.711 mortes. O boletim registra ainda um total de 165.590 pacientes recuperados da doença. Concentração de casos Cinco municípios concentram 587 novos casos, o que corresponde a 58% dos casos registrados nesta segunda. São eles: João Pessoa, com 326 novos casos, totalizando 61.702; Campina Grande, com 140 novos casos, totalizando 21.274; Cajazeiras, com 58 novos casos, totalizando 5.083; Santa Rita, com 37 novos casos, totalizando 5.623; Patos, com 26 novos casos, totalizando 9.013. Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 08/03/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios. Óbitos Até esta segunda, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 32 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Bayeux (1), Cabedelo (3), Campina Grande (5), Catolé do Rocha (1), João Pessoa (17), Juripiranga (1), Santa Rita (2), Sobrado (1) e Uiraúna (1). As vítimas são 20 homens e 12 mulheres, com idades entre 50 e 94 anos. Diabetes foi a comorbidade mais frequente e dois (02) não tinham comorbidades. Ocupação de leitos Covid-19 A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 86%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 90%. Em Campina Grande estão ocupados 79% dos leitos de UTI adulto e no sertão 92% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 62 pacientes foram internados nas últimas 24h. Cobertura Vacinal Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 200.188 doses. Até o momento, 148.522 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 51.666 com a segunda dose da vacina. Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus. Fonte: Secom-PB

Leia Mais »

Humorista Kleber Lopes, de 39 anos, morre em SP por complicações da Covid-19

Kleber, Andréa e Carlos Alberto de Nóbrega (Foto: Lourival Ribeiro/SBT) O humorista Kleber Lopes, de 39 anos, intérprete do personagem ‘Rick Marcos’ no programa “A Praça é Nossa”, do SBT, […] O humorista Kleber Lopes, de 39 anos, intérprete do personagem ‘Rick Marcos’ no programa “A Praça é Nossa”, do SBT, morreu na manhã deste domingo (7) em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca ocasionada pela Covid-19, segundo a assessoria da emissora. Ator e bailarino, Lopes estava internado desde sábado (6) no Hospital Municipal de Urgência da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, por causa da piora do quadro de saúde dele. “O SBT presta solidariedade à família e aos amigos do ator, e deseja que Deus conforte sua família”, disse a emissora de Silvio Santos. Nas redes sociais, o programa infantil da casa ‘Turma da Alegria e Cia’, prestou uma homenagem ao ator e disse que a passagem dele pela emissora foi cheia de “ensinamentos e amor”. “Tio Kleber, porquê? Estamos muito tristes por ter nos deixado, nosso desejo é que isso tudo seja apenas um pesadelo, porque sabemos que você não queria ir, mas também sabemos que você não foi completamente, em nós sempre vai ter um pouco de você, da sua alegria, do seu sorriso, dos seus ensinamentos e do seu amor por nós, nós nos tornamos melhores ao seu lado, você foi o melhor diretor, amigo e irmão. Gostaria de pedir a Deus te deixar mais um pouquinho aqui, mas agora Ele quer você ao lado dEle ensaiando os anjinhos. Pode deixar que vamos te deixar orgulhosos aqui, sempre te amaremos, obrigado”, disse o post. Trajetória Kleber Lopes integrou o corpo de balé do SBT no início da década de 2000, atuando em diversas atrações da casa durante musicais e eventos especiais. Na mesma época, junto com o balé, ingressou no programa “A Praça é Nossa”, numa modernização do programa, que deixava de ter abertura gráfica para iniciar a atração com um número de dança. Ao longo dos anos, Kleber passou a fazer figuração e elenco de apoio nas esquetes, destacando-se pela irreverência e pelo talento. Em 2016, ele ganhou de Carlos Alberto e Marcelo de Nóbrega a oportunidade de interpretar seu primeiro personagem fixo – Ricky Marcos – um divertido cantor inspirado no astro porto-riquenho Ricky Martin. Nos anos seguintes forma parceria com Andréa de Nóbrega, como Gigi do quadro “A Nova Rica”. ‘A Praça é Nossa’ Líder do programa “A Praça é Nossa”, o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, de 84 anos, também teve Covid-19 e ficou dez dias internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo, se tratando da doença, ao lado da esposa, Renata Domingues de Nóbrega, que também contraiu o vírus. Carlos Alberto teve alta na terça-feira (2), após anunciar nas redes sociais que estava curado da doença e agradecer aos fãs e à equipe médica pelo apoio e cuidados. “Nós vencemos. Vencemos porque vocês oraram muito por mim. Pelas centenas de mensagens de amigos, por ter uma equipe médica que cuidou de mim com muito amor. Essa equipe de enfermagem que mais cuidou com muito amor . Obrigado meus velhos amigos e doutores David Uip e Roberto Kalil. E agradecer finalmente mais uma vez a Deus. E minha família. Bendito aquele que tem vocês. Minha esposa Renata, meus filhos e netos! Estou de volta!!!!”, afirmou Nóbrega. O apresentador do SBT foi hospitalizado em 20 de fevereiro ao lado da esposa, que também recebeu alta hospitalar na segunda-feira (1), um dia antes, e comemorou o feito nas redes sociais. Portal CZN

Leia Mais »

Ministério da Saúde confirma acordo para compra de doses da Moderna

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (5) que fechou acordo com a Moderna para comprar doses de vacina contra a covid-19 produzidas pela farmacêutica americana. A informação é da CNN. Integrantes da pasta afirmaram que o acordo foi fechado na manhã desta sexta-feira (5) durante a reunião do secretário-executivo do ministério, Elcio Franco, com representantes da Moderna. O ministério ainda não informou quantas doses o Brasil comprará e nem calendário de entrega. Uma nota técnica com esses detalhes deve divulgada nas próximas horas. Os auxiliares do ministro Eduardo Pazuello destacaram que o contrato ainda não foi fechado. A previsão é de que a assinatura aconteça nas próximas semanas. De acordo com a CNN, o cronograma da pasta apresentado ao Congresso nos últimos dias prevê entrega de 50 milhões de doses da Moderna até o próximo ano. Confira o cronograma previsto Total: 13 milhões de doses em 2021 Até fim de julho: 1 milhão de doses Até fim de agosto: 1 milhão Até fim de setembro: 1 milhão Outubro e dezembro: 10 milhões CNN

Leia Mais »

Adolescente testa positivo para Covid-19 três vezes na PB; suspeita de reinfecção é investigada

Exames foram feitos com intervalos superiores a 90 dias, entre um e outro. Lacen-PB investiga se caso de trata de uma reinfecção ou infecção prolongada. Adolescente testa positivo para Covid-19 três vezes na PB — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco Uma adolescente de 14 anos recebeu diagnóstico positivo para Covid-19 após passar por três testes para detecção da doença, em intervalos superiores a 90 dias, na Paraíba. O Laboratório Central de Saúde do estádio (Lacen-PB) investiga a suspeita de que se trate de um caso de reinfecção pelo coronavírus. Primeiro caso de reinfecção por Covid-19 do Brasil foi confirmado em médica que trabalha na PB Os três testes para detecção da doença foram realizados em laboratórios particulares, em João Pessoa (veja as datas abaixo). 1º teste – 17 de junho de 2020 2º teste – 17 de novembro de 2020 3º teste – 26 de fevereiro de 2021 A diretora técnica do Lacen-PB, Dalane Loudal, explicou que ainda não é possível afirmar se o caso se trata de uma reinfecção, mas se encaixa como uma situação suspeita. “São três exames com intervalo de mais de 90 dias [entre um e outro], o que caracteriza um caso suspeito de reinfecção. O que vai confirmar é o sequenciamento”, relatou Dalane. Ainda conforme a diretora do Lacen, se os três resultados positivos tiverem sido causados por duas ou três variantes do coronavírus, o caso deve se tratar de uma reinfecção. No entanto, se foram causados por uma mesma variante, pode se tratar de um cenário de excreção prolongada. Nesse caso, o paciente continua com a infecção por um tempo maior do que o convencional e expele partículas do vírus que são detectadas nos exames. Mas, sem necessariamente, ter a capacidade de transmiti-lo.A diretora informou que vai partir para a investigação epidemiológica das amostras, que serão solicitadas aos laboratórios em que os testes foram feitos. Se houver carga viral suficiente, elas serão enviadas para a Fio Cruz, no Rio de Janeiro, ou o Instituto Evandro Chagas, no Pará, para que passem por um sequenciamento genético. Ao todo, a Paraíba tem 11 variantes do coronavírus identificadas. Uma delas é a que circula no Amazonas. Um caso de reinfecção pela doença foi confirmado no estado. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba. Fonte: G1 PB

Leia Mais »

Paraíba confirma 1.385 novos casos de Covid-19 e 24 óbitos nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta quinta (04), 1.385casos de Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 117 (8,44%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.268 (91,55%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 225.672 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 665.662 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Também foram confirmados 24 novos óbitos desde a última atualização, sendo 22 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 01 e 04 de março de 2021, sendo 07 deles em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.612mortes. O boletim registra ainda um total de 164.712 pacientes recuperados da doença. Concentração de casos Cinco municípios concentram 756 novos casos, o que corresponde a 54,58% dos casos registrados nesta quinta. São eles: João Pessoa, com 451 novos casos, totalizando 60.157; Campina Grande, com 96 novos casos, totalizando 20.847; Sousa, com 86 novos casos, totalizando 5.120; Cabedelo, com 68 novos casos, totalizando 5.571; Patos, com 55 novos casos, totalizando 8.911. * Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 04/03/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios. Óbitos Até esta quinta, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 24 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Cabedelo (1), Caldas Brandão(1), Campina Grande (3), João Pessoa (11), Joca Claudino (1), Juazeirinho (1), Pocinhos (1), Santa Rita (1), São Sebastião de Lagoa de Roça (1), Taperoá (1), Teixeira (1) e Uiraúna (1). As vítimas são 10 homens e 14 mulheres, com idades entre 26 e 94 anos. Hipertensão e cardiopatia foram as comorbidades mais frequentes e quatro não tinham comorbidades. Ocupação de leitos Covid-19 A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 75%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 87%. Em Campina Grande estão ocupados 78% dos leitos de UTI adulto e no sertão 71% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 51 pacientes foram internados nas ultimas 24h Cobertura Vacinal Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 173.718 doses. Até o momento, 127.264 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 46.454 com a segunda dose da vacina. Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus Resenha Politika

Leia Mais »

IMUNIZAÇÃO: Prefeito Marcos Eron é o primeiro no Sertão anunciar adesão ao consórcio para compra de vacinas contra a COVID-19

O Prefeito do município de Monte Horebe, Sertão da Paraíba. Marcos Eron (MDB) anunciou nesta quinta-feira (04/03) seu interesse em adquirir vacinas contra a Covid-19 pelo Consórcio de Prefeitos, buscando otimizar a imunização de moradores do município. O gestor parte na frente e é,  o primeiro a mostrar intesse.Em contato com nossa redação, Marcos Eron afirmou: “Moveremos montanhas em busca de vacinas para salvar nosso povo. Deus está no controle de tudo”. Destacou. Por Silvano Dias

Leia Mais »

Após perder marido pra covid-19 há 4 dias, vereadora de Teixeira também morre vítima da mesma doença nesta quarta (03)

A vereadora de Teixeira, Iranilda Lira Martins (Avante), mais conhecida como Nilda Lira, de 47 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (3), vítima de Covid-19. Ela estava internada desde o domingo (28/02) no Complexo Regional Hospitalar Patoense. De acordo com informações de uma sobrinha da vereadora, Nilda deu entrada na unidade com 90% de comprometimento pulmonar. Nilda não tinha outras doenças preexistentes.A vereadora ocupava o segundo mandato na Câmara Municipal de Teixeira. Nilda havia perdido o marido “Marcos de Totó” para a covid um dia antes de dar entrada no hospital.Ela deixa filho e netos. Em 2019 ela perdeu seu filho Marcos Jordan Lira Martins, em um acidente de moto na serra do Teixeira.Não haverá velório. O horário do sepultamento não foi divulgado.Teixeira em Foco Por: O agora net

Leia Mais »

Uiraúna confirma 19ª morte pela pandemia

O município de Uiraúna confirmou nessa quinta-feira (4.mar.2021) dois novos pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo as informações repassadas pela administração, os dois pacientes encontram-se internados na UPA em Cajazeiras. Os novos pacientes são: uma mulher de 56 anos, do bairro Alto Bela Vista; um homem de 62 anos, morador do bairro Nossa Senhora de Lourdes. ÓBITO: Uiraúna também confirma hoje a 19ª morte causada pela covid. Trata-se de uma mulher de 77 anos, moradora do Nossa Senhora de Lourdes. BOLETIM OFICIAL Boletim Informativo nº 0036/2021 Uiraúna/PB, 04 de Março de 2021 O Município de Uiraúna registrou mais dois novos casos positivos para COVID-19. Dos pacientes com resultados positivos dois encontra-se internados na UPA em Cajazeiras. Os demais pacientes com resultados positivos, encontram-se em isolamento social com sintomas leves da doença. Contabilizamos 17 suspeitos atuais. Os suspeitos estão em isolamento social em suas residências. Totalizando: 1.647 casos descartados. Notifica 400 pacientes recuperados em nosso município, reforçando que mesmo curados, os pacientes seguem contabilizados nas estatísticas entre os casos confirmados. 19 (dezenove) mortes confirmadas por Covid-19 em Uiraúna. Confirmados: 428 Recuperados: 400 Suspeitos: 17 Monitorados: 9 Óbitos: 19 Descartados: 1.647 Interno : 2 Isolamento domiciliar  Destacamos que é de extrema importância que nossa população tome todas as precauções orientadas pelas autoridades de saúde visando a redução do risco de contaminação. As mortes por covid-19 cresceram 65% em dezembro no Brasil. Os dados ainda têm crescido em todo o território nacional e em todo o Globo, isto é, a pandemia está longe de acabar! Lembramos que vigora um Decreto Municipal que orienta o uso de máscaras de proteção por toda a população ao deslocar-se na cidade, com o objetivo de evitar a transmissão da doença, e que é obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais, instituições, serviços de saúde, repartições públicas entre outros, conforme Decreto do Executivo Estadual. Prefeitura Municipal de Uiraúna Secretaria Municipal de Saúde Gerência de Vigilância em Saúde Fonte: Cofemac

Leia Mais »

Governo Federal inclui trabalhadores da educação no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

O governo Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter incluído trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais e que vão fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra covid-19 no país, em documento encaminhado à corte na noite de terça-feira e visto pela Reuters. Em Nota Informativa, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, disse entender que o ambiente de escolas e universidades são potenciais na exposição à infecção por covid. Citou que, “principalmente no ensino básico, esses profissionais possuem contato com muitos alunos simultaneamente, é de extrema relevância a vacinação dos trabalhadores da educação”. O documento destacou ainda que o fechamento das escolas no ano de 2020 impossibilitou evidências mais robustas sobre seu papel nas cadeias de transmissão e que é preciso também avaliar os impactos psicossociais e socioeconômicos da interrupção das aulas. “É importante promover a proteção dos trabalhadores da educação, principalmente em um contexto de retomada das atividades. No entanto, sua priorização não deve se dar em detrimento dos grupos de maior risco de agravar e morrer pela doença. Impende destacar ainda que os trabalhadores da educação que estiverem dentro de algumas das condições de risco agravantes da covid-19 serão priorizados nos respectivos grupos característicos”, destacou. A manifestação do governo foi tomada no âmbito de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade que cobra um detalhamento das ações e de qual a prioridade de vacinação contra Covid-19. O processo é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. Terra O governo Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter incluído trabalhadores da área de educação na lista dos serviços essenciais e que vão fazer parte do grupo prioritário de vacinação contra covid-19 no país, em documento encaminhado à corte na noite de terça-feira e visto pela Reuters. Em Nota Informativa, a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, disse entender que o ambiente de escolas e universidades são potenciais na exposição à infecção por covid. Citou que, “principalmente no ensino básico, esses profissionais possuem contato com muitos alunos simultaneamente, é de extrema relevância a vacinação dos trabalhadores da educação”. O documento destacou ainda que o fechamento das escolas no ano de 2020 impossibilitou evidências mais robustas sobre seu papel nas cadeias de transmissão e que é preciso também avaliar os impactos psicossociais e socioeconômicos da interrupção das aulas. “É importante promover a proteção dos trabalhadores da educação, principalmente em um contexto de retomada das atividades. No entanto, sua priorização não deve se dar em detrimento dos grupos de maior risco de agravar e morrer pela doença. Impende destacar ainda que os trabalhadores da educação que estiverem dentro de algumas das condições de risco agravantes da covid-19 serão priorizados nos respectivos grupos característicos”, destacou. A manifestação do governo foi tomada no âmbito de uma ação movida pela Rede Sustentabilidade que cobra um detalhamento das ações e de qual a prioridade de vacinação contra Covid-19. O processo é relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. Terra

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa