URGENTE

Assine nossa Newsletter

Receba as principais notícias diretamente no seu email.

HomeCidadesBombeiros registram 1,9 mil ocorrências de incêndi...

Bombeiros registram 1,9 mil ocorrências de incêndio no Rio Grande do Norte

Bombeiros registram 1,9 mil ocorrências de incêndio no Rio Grande do Norte

O Corpo de Bombeiros registrou 1.964 ocorrências de incêndios em vegetação em todo o Estado em 2025, o que representa uma redução de 6,69% em relação a 2024, quando houve 2.105 ocorrências do tipo. Não há dados tabulados parcialmente sobre este mês de janeiro, mas chama a atenção a quantidade contabilizada em Natal e na Região Metropolitana no último domingo (11), com 13 ocorrências. Para o tenente Medeiros, oficial de Operações do CBMRN, a situação do domingo foi pontual e requer atenção para evitar transtornos.

Segundo ele, a grande maioria dos incêndios em vegetação registrados no RN tem origem na ação humana, seja de forma intencional ou por descuido. Entre as causas mais comuns estão a queima de lixo ou de restos de poda, a limpeza de terrenos com uso de fogo, bitucas de cigarro jogadas às margens de rodovias, fogueiras acesas de forma irregular e até mesmo o uso de fogo para espantar animais. “Em períodos de estiagem e altas temperaturas, qualquer pequena chama pode se transformar rapidamente em um incêndio”, explicou o tenente.

Ele alertou para os perigos de colocar fogo em áreas com vegetação. “As chamas se propagam com muita rapidez, principalmente em locais com mato seco e ventos fortes, podendo atingir residências, escolas, comércios e causar prejuízos materiais elevados. Além disso, há riscos diretos à vida das pessoas, com possibilidade de queimaduras, intoxicação por fumaça e até mortes”, disse.

Entre os registros do último domingo, o destaque foi um incêndio no bairro de Emaús, em Parnamirim, às margens da BR-101, onde o fogo consumiu parte da vegetação seca e chegou a se aproximar de edificações. A ocorrência mobilizou três equipes de combate, com apoio da Defesa Civil Municipal e de populares, que atuaram de forma integrada para conter as chamas. Outro caso ocorreu nas proximidades do Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Ponta Negra. O fogo atingiu um terreno baldio das imediações. Houve ainda um registro em Massaranduba, em São Gonçalo do Amarante, no acesso à praia de Pititinga.

O tenente Medeiros, do CBMRN, orienta que as pessoas evitem tentar controlar as chamas e acionem imediatamente as equipes especializadas.

Tribuna do Norte

Receba nossas notícias por email

Compartilhar: