Em Cajazeiras: Zé Aldemir anuncia decreto em consonância com medidas do governador

Pandemia Depois de tomar conhecimento do decreto estadual, publicado na tarde desta terça-feira, 23, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (PP), anunciou que fará ajuste no decreto municipal para atuar em consonância com as medidas do governo do Estado. Conforme o chefe do executivo, os horários, o distanciamento, o uso de álcool gel, máscaras e limite de 30% de ocupação continuam valendo. A fiscalização continuará rígida e todos estão passíveis de punição. “0 governador é a autoridade máxima do Estado, e acredito que tomou decisões ouvindo o secretário de Saúde e toda a sua equipe técnica, baseando-se na realidade de cada município. Então, temos que atuar em sintonia para o cumprimento das medidas”, comentou Zé Aldemir, durante participação em um programa de rádio de Cajazeiras. O decreto de Cajazeiras tinha vigência até o próximo dia 28, com medidas restritivas mais duras, principalmente em relação ao comércio de bares e restaurantes, mas o prefeito determinou mudanças para uma adequação ao decreto estadual, justificando a importância de se uniformizar as ações para o trabalho conjunto de fiscalização dos órgãos de vigilância sanitária e de segurança dos dois entes, Estado e Município. Resenha Politika e Assessoria

Leia Mais »

VÍTIMAS DA COVID: casal que estava internado em hospital de Cajazeiras morre com vinte minutos de diferença

Morreu no inicio da noite desta segunda-feira (22), o casal de microempresários José Carlos Abreu Cartaxo, conhecido como Carlinhos do Paredão, de 39 anos, e sua esposa Lívia Gonçalves de Abreu, de 35 anos. Os dois estavam internados há alguns dias  no Hospital Regional de Cajazeiras acometidos pela covid-19 e foram entubados após a piora no quadro. Profissionais de saúde disseram que os dois morreram em um intervalo de vinte minutos. Amigos e familiares do casal prestaram homenagens e lamentaram a morte do casal. Fonte: Polêmica Paraíba Créditos: Polêmica Paraíba

Leia Mais »

Governador pede que prefeitos do Sertão da Paraíba ‘tomem as rédeas’ para conter avanço do Coronavírus

João Azevêdo durante o programa Conversa com o Governador, nesta segunda-feira. O governador João Azevêdo (Cidadania) fez um apelo aos prefeitos dos municípios do Sertão da Paraíba, na tarde desta segunda-feira (22), para que tomem medidas no sentido de conter o avanço do coronavírus. O apelo foi feito durante o programa Conversa com o Governador, gerado pela Rádio Tabajara. João comentou os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde que apontam que o Sertão está com 88% dos leitos de UTI para adultos ocupados por causa da crescente demanda de pessoas com a Covid-19, o que deixa a população em estado de alerta. “É preciso que os prefeitos baixem planos para evitarmos o bloqueio total dos nossos leitos de UTI e reverter essa situação, só assim vamos voltar a melhorar essa situação”, comentou o governador. Por Dida GonçalvesRadar Sertanejo

Leia Mais »

João e Cícero anunciam decisões conjuntas para enfrentar aumento do coronavírus

Reunião nesta segunda-feira — Foto: José Marques O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, com o Comitê Gestor da Saúde e com o prefeito da Capital paraibana, Cícero Lucena, ocasião em que foram discutidas ações para conter a disseminação da Covid-19 e consolidar um decreto que será divulgado nesta terça-feira (23) com o objetivo de estabelecer um conjunto de medidas protetivas para evitar aglomerações. Os gestores também asseguraram a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda anunciou a suspensão do retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. Com isso, o ano letivo será iniciado totalmente de forma remota. “Nós tivemos a oportunidade de discutir os números da pandemia que são crescentes. Nós estamos vivendo um momento muito difícil, com o aumento da ocupação hospitalar e de óbitos. O decreto será exequível e que permite sua fiscalização para que a gente tenha redução de casos. Além disso, definimos o que o estado e o município irão fazer no sentido de ampliar a infraestrutura hospitalar para prestar uma melhor assistência à população. As ações priorizam a vida, acima de tudo, para podermos preservar os segmentos econômicos”, frisou. Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena confirmou medidas como o toque de recolher, o fechamento da orla e o aumento da frota de ônibus em circulação e da oferta de leitos nas unidades de referência no atendimento aos casos de Covid- 19. “Nós temos pontos de convergência, sempre preocupados em preservar vidas. A solução para o enfrentamento da Covid é o isolamento social e as vacinas e iremos exercer todos os esforços necessários para evitar aglomerações, mas precisamos da compreensão da sociedade porque as ações do governo e da prefeitura têm seus limites”, comentou. Também participaram da reunião, representantes das Secretarias de Estado da Saúde e Segurança, além da Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Ainda estiveram presentes o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, e secretários da gestão municipal. De acordo com boletim divulgado nesse domingo pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Paraíba contabiliza, até o momento, 212.286 casos confirmados da Covid- 19 e 4.356 óbitos. A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chega a 72% e de enfermaria, 56%. Por: Radar Sertanejo

Leia Mais »

Maior produtor mundial de vacinas pede paciência a países

Saúde Pública O Serum Institute of India (STI), o maior fabricante mundial de vacinas, pediu aos países que aguardam imunizantes contra a covid-19 que sejam “pacientes”, depois de receber ordens para dar prioridade “às enormes necessidades” da Índia. O STI “foi orientado para dar prioridade às enormes necessidades da Índia e, juntamente com esse equilíbrio, às necessidades do resto do mundo”, escreveu o representante do instituto Adar Poonawalla, nesse domingo (21), na rede social Twitter. Ele não esclareceu de onde veio a ordem ou se essas instruções são novas. Responsável por 60% das vacinas mundiais antes da pandemia, o STI está produzindo centenas de milhões de doses da vacina anglo-sueca AstraZeneca, conhecida localmente como Covishield, em suas instalações em Pune, no oeste da Índia, e já enviou milhões para o estrangeiro, incluindo o Brasil. O fabricante indiano, que tem recebido pedidos de vários países, entre eles o Canadá, prevê ainda fornecer 200 milhões de doses no âmbito da plataforma Covax, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso às vacinas dos países mais pobres. A Índia começou uma gigantesca campanha de vacinação em 16 de janeiro, tendo até agora vacinado cerca de 11 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. O governo indiano tinha estabelecido como objetivo vacinar cerca de 300 milhões de pessoas até julho, num país com 1,3 bilhão de habitantes, mas a campanha sofreu grandes atrasos, não por falta de vacinas, mas devido à falta de candidatos. Segundo o jornal Hindustan Times, só 4% dos cerca de 191 mil trabalhadores do setor da saúde receberam a segunda dose da vacina um mês depois da primeira, o prazo recomendado para a segunda imunização pelo fabricante, embora seja possível prolongá-lo até seis semanas. A desconfiança em relação às vacinas e a enorme diminuição do número de casos no país poderão explicar o desinteresse da população, segundo especialistas ouvidos pela revista Time. O país reduziu drasticamente a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia. No último balanço diário, a Índia registou apenas 14.199 casos, além de 83 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde indiano, tendo registado em média 13 mil casos diários na última semana. Apesar disso, nas últimas duas semanas o número de casos aumentou em Maharashtra, o estado indiano mais atingido pela pandemia, que viu o número de infeções diárias duplicar, estando agora com uma média de mais de 5 mil infecções. No último dia, o estado indiano registrou quase 7 mil novas infeções, praticamente metade do total do país. Ainda assim, menos de 36% das pessoas inscritas para serem vacinadas em 11 de fevereiro na capital do estado, Nagpur, se apresentaram nos centros de saúde, de acordo com o diário Times of India. Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 11 milhões de casos do novo coronavírus, mantendo-se como o segundo com mais infecções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 28,1 milhões. Com um total de 156.385 mortes, a Índia é o quarto país do mundo com mais óbitos, atrás dos Estados Unidos, do Brasil e México, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins. O país tem atualmente 150.055 casos ativos da doença. A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.461.254 mortes no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infecção, segundo balanço feito pela agência francesa AFP. Resenha Politika

Leia Mais »

Preocupante: Covid: RN tem mais pacientes na fila do que leitos críticos disponíveis

Os leitos disponíveis para tratamento dos infectados pela Covid-19 estão cada vez mais escassos no Rio Grande do Norte. Até às 10h40 da manhã desta segunda-feira (22) havia uma fila de 45 pessoas à espera de um leito crítico para tratamento da doença, enquanto apenas 44 leitos estavam disponíveis, segundo dados da plataforma Regula RN, que é alimentada com informações das secretarias municiais e estadual de saúde. Com isso, já começa a faltar leito para a demanda crescente de pacientes em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os dados podem mudar a qualquer momento, já que são atualizados em tempo real pela plataforma. Quando se trata só de Região Metropolitana de Natal a situação é ainda mais crítica: são 44 pacientes na fila para apenas 27 leitos disponíveis. A ocupação atual de leitos críticos no Estado é de 81,25%, mas a tendência é aumentar, já que a fila está maior que a quantidade de unidades de tratamento disponíveis. Ao todo, 8 hospitais públicos do RN estão com 100% de ocupação dos leitos críticos de covid-19. Outras seis unidades estão com ocupação acima de 80%, mas ainda não estão completamente lotadas. O Governo do Estado anunciou neste final de semana a abertura de 39 leitos críticos covid nos próximos 15 dias. A Prefeitura de Natal fará uma coletiva de imprensa logo mais às 11h para anunciar novas medidas de combate ao coronavírus.

Leia Mais »

Projeto Tocando de primeira emite comunicado adiando início da Escolinha de Futebol e suspendendo atividades presenciais

Em virtude do decreto expedido pela Prefeitura Municipal de Uiraúna no último sábado, dia 20/02, que intensifica por tempo indeterminado as medidas restritivas de combate ao coronavírus no município, a coordenação do Projeto Tocando Primeira – Uiraúna, informou através de comunicado oficial nas suas redes sociais que estão suspensas as atividades presenciais da instituição. A medida engloba o início das atividades da Escolinha de futebol do Projeto, que estava previsto para começar no próximo dia 08 de março. Não há ainda uma nova data prevista, a organização do projeto aguarda o posicionamento das autoridades de Saúde, bem como do Executivo local, para tomar as próximas decisões. A coordenadora do Projeto, Maria dos Remédios, informou que a decisão foi tomada em conjunto com o idealizador do Projeto, Nilton Nascimento, e visa proteger os participantes do projeto, haja vista o aumento significativos de casos de Covid-19 e o alto índice de ocupações dos leitos hospitalares na região. “Não se trata apenas de atender as exigências do decreto municipal, mas de proteger a vida e a saúde das pessoas que amamos, dos integrantes do nosso projeto. Estávamos ansiosos para iniciar as atividades, mas entendemos que o momento exige uma cautela maior, pois só venceremos essa batalha se estivermos juntos, protegendo uns aos outros. Retomaremos as atividades presenciais em momento oportuno, com segurança para todos”, disse Maria Dos Remédios. Outras atividades do Projeto Tocando de Primeira seguem sendo realizadas de modo remoto, a exemplo da produção de artesanato e a estruturação de cursos e novas oficinas a serem oferecidas, em breve, para a população.

Leia Mais »

Mãe de Ronaldinho Gaúcho, Dona Miguelina, morre vítima de Covid-19

Dona Miguelina, de 71 anos, mãe do jogador Ronaldinho Gaúcho, morreu neste sábado (20), vítima de Covid-19. A idosa foi diagnosticada com a doença em dezembro e permaneceu internada desde então para tratamento. Contudo, não conseguiu superar o novo coronavírus. Antes de perder a batalha para a enfermidade, ela já havia lutado contra um câncer. Blogue Claudio Oliveira

Leia Mais »

Novo decreto regulariza funcionamento do comércio, escolas e repartições

APrefeitura Municipal de Uiraúna publicou nesse sábado (20.fev.2021) o decreto nº 019 com novas medidas em relação ao combate à pandemia do novo coronavírus. Os principais pontos do documento são: HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Continua em vigor o horário estendido para funcionamento do comércio em geral das 7h da manhã até às 20h, todos os dias da semana. O objetivo é de “fazer diluir o fluxo dos consumidores no comércio a fim de evitar aglomerações”. Dentro dos estabelecimentos será obrigatório o uso de máscaras, autorizando a retirada apenas quando sentados à mesa, devendo estas estarem dispostas obrigatoriamente a uma distância mínima de 1,5 metros umas das outras e estarem servidas de recipiente com álcool a 70% para higienização das mãos. Todos os funcionários dos estabelecimentos devem fazer uso de equipamentos de proteção individual contra a disseminação do Corona vírus, notadamente máscaras, luvas e proteção facial, além de promoverem a higienização constante das mãos e utensílios que utilizarem. É de responsabilidade dos proprietários e dos gerentes dos estabelecimentos comerciais a distribuição dos EPIs para funcionários e clientes. Fica determinada a recomendação de diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados, especialmente em locais com circulação de quantidade significativa de pessoas, devendo se manter, no mínimo, 01 (uma) porta ou 01 (uma) janela abertas, visando a circulação do ar no local; Os estabelecimentos bancários e locais de movimentação financeira devem destinar profissionais para higienizar constantemente os caixas eletrônicos. As empresas concessionárias de transporte coletivo devem higienizar as bagagens dos passageiros antes do embarque. AULAS NAS REDES PÚBLICA E PRIVADA – Fica proibido o retorno das aulas presenciais no âmbito de rede pública e privada de ensino, garantido o ensino remoto e virtual, que passará posteriormente por rigorosa análise e fiscalização da Vigilância Sanitária e dos fiscais do Município que expedirá termo de conformidade. Não é permitida a realização de aulas na forma presencial. As escolas somente podem funcionar através de vídeo aulas mediante gravação nas dependências das unidades de ensino, ou através de lives ou vídeo chamadas, bem como a disponibilização de apostilas e demais materiais pedagógicos aos alunos. FESTAS E EVENTOS – continuam proibidas todas as atividades aptas a causarem aglomeração, tais como: shows, parques, jogos de futebol, casa noturna e congêneres. Permanece proibida a realização de apresentações de música ao vivo em bares, lanchonetes, restaurantes, casas de espetáculos ou de festas e atividades afins. FEIRA LIVRE SEMANAL – Fica mantida a feira livre aos sábados, limitada a entrada apenas aos feirantes do município de Uiraúna. Ficam proibidos os vendedores ambulantes de outros municípios. REPARTIÇÕES PÚBLICAS – As repartições públicas municipais, funcionarão em expediente interno, com atendimento limitado ao público, dando preferência a execução dos serviços através de canais de atendimento não-presenciais disponibilizados pela Prefeitura através das redes sociais. Cada secretário municipal deverá baixar portaria, determinando quais setores continuarão abertos ao público em suas pastas. ATENDIMENTO NA SAÚDE – A Secretaria de Saúde e de assistência social, por serem repartições essenciais, devem realizar atendimentos presenciais a qualquer munícipe, não podendo limitar o atendimento ao público. O descumprimento dessas determinações acarreta em advertência escrita, em caso de reincidência, a perda do Alvará de Funcionamento e multa. As medidas desse decreto já estão em vigor e valem até o dia 10 de março. VEJA O DECRETO ABAIXO https://www.uirauna.pb.gov.br/arquivos/324/DECRETOS_019_2021_0000001.pdfFonte: Cofemac

Leia Mais »

Dom Francisco de Sales determina suspensão temporária das celebrações presenciais em Cajazeiras

O Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, emitiu no fim dessa sexta-feira, 19, uma Carta aos fiéis católicos cajazeirenses comunicando a decisão de suspender temporariamente as celebrações presenciais nas Paróquias da cidade. A deliberação está em conformidade com o Decreto Nº 013/2021, do Poder Executivo Municipal, e se deu após reunião com os padres das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora de Fátima, Sagrada Família, São João Bosco e São José Operário. Dom Francisco de Sales inicia a carta destacando as ações da Diocese no combate à pandemia: “Nossas Paróquias, na cidade de Cajazeiras têm buscado seguir as diretrizes pastorais emanadas pela Diocese para o enfrentamento da covid-19, reduzindo a 30% a ocupação dos espaços durante dos atos litúrgicos; a determinação do uso obrigatório de máscara; a higienização com álcool em gel a 70%; a cuidadosa limpeza e desinfecção dos ambientes e a multiplicação dos horários das celebrações eucarísticas para facilitar a segura participação dos fiéis”. O Bispo reafirma ainda o compromisso da Igreja no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus: “[…] não hesitamos em tomar decisões com o escopo de colaborarmos efetivamente para amenizar a crise em curso. A possibilidade de suspensão temporária de atividades presenciais já era prevista nas diretrizes por nós emanadas”. Segundo o documento, “as Igrejas continuarão abertas durante o dia para a oração pessoal dos fiéis, como também será mantido o expediente nas secretarias paroquiais. As celebrações serão transmitidas através dos meios de comunicação à disposição em cada Paróquia”. Em outro trecho, Dom Francisco de Sales diz que qualquer medida tomada neste tempo de emergência surtirá efeito somente “se todos os atores da vida social assumirem responsavelmente sua parte, pois poderíamos cair no risco de marginalizar alguns espaços e instituições, como se fossem ambientes “escolhidos pelo vírus” para sua propagação, deixando fora das medidas e exigências outros ambientes onde visivelmente os riscos são maiores”. Ao final da carta, o Bispo reitera a solidariedade aos sofrem e experimentam a dor neste tempo difícil. “[…] recordamos que, neste drama, a vida tema a última palavra, e que este tempo, mesmo sombrio, está povoado por centelhas de esperança para as quais devemos mover o nosso olhar e o nosso coração. Que a Virgem Mãe da Piedade, “vida, doçura e esperança nossa”, guie-nos, como estrela luminosa, em nossa travessia”, finaliza. Resenha Politika

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa