Paraíba confirma 867 novos casos de Covid-19 e 14 óbitos. Leia

A Paraíba registrou, nesta terça (2), 867 casos da Covid- 19. Também foram confirmados 14 novos óbitos desde a última atualização, sendo 07 deles nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde ao ClickPB desde a última atualização, 103 (12%) são casos de pacientes hospitalizados e 764 (88,11%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 193.465 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 595.667 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados. Números Totais: Casos Confirmados: 193.465 Óbitos Confirmados: 4.082 Casos Recuperados: 149.242 Testes Realizados: 595.667 Os óbitos ocorreram entre os dias 10 de janeiro e 1° de fevereiro, sendo dois deles em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.082 mortes. O boletim registra ainda um total de 149.242 pacientes recuperados da doença. Concentração de casos Cinco municípios concentram 463 novos casos, o que corresponde a 53,40% dos casos registrados nesta terça. São eles: João Pessoa, com 247 novos casos, totalizando 50.496; Campina Grande, com 141 novos casos, totalizando 17.487; Patos, com 30 novos casos, totalizando 7.861; São José de Piranhas, com 25 novos casos, totalizando 943; Boa Vista, com 20 novos casos, totalizando 219. * Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 02/02/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios. Óbitos Até esta terça, 201 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 14 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Bayeux (2), Cajazeiras (1), Campina Grande (3), Gurinhém (1), João Pessoa (2), Santa Rita (1), Mamanguape (1), Princesa Isabel (1), São Mamede (1) e Sumé (1). As vítimas são 06 homens e 08 mulheres, com idades entre 51 e 94 anos. Cardiopatia e diabetes foram as comorbidades mais frequentes e dois deles não apresentavam comorbidade. Ocupação de leitos Covid-19 A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 50%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 51%. Em Campina Grande estão ocupados 62% dos leitos de UTI adulto e no sertão 60% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro estadual de regulação hospitalar, 24 pacientes foram internados nas ultimas 24h. Cobertura Vacinal Até a última atualização de 2 de fevereiro, foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 42.658 doses.

Leia Mais »

Vacina Russa contra a Covid-19 apresenta eficácia de 91% contra a doença

A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para a Covid-19, teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados nesta terça-feira (2) na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%. A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária. A vacina é a quarta a ter resultados publicados em uma revista, depois de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna. Quando isso acontece, significa que os dados foram revisados e validados por outros cientistas. Os pesquisadores – assim como todos os desenvolvedores de vacinas da Covid-19 até agora – só mediram os casos sintomáticos da doença para calcular a eficácia da vacina. Por isso, mais estudos são necessários para determinar a eficácia da vacina em impedir a transmissão da doença. Os imunizantes desenvolvidos contra o coronavírus até este momento têm tido como função principal impedir casos graves e mortes pela doença – e não necessariamente a sua transmissão. Outra observação feita pelos cientistas é que ainda não é possível determinar a duração da proteção que a vacina oferece, porque os dados foram analisados cerca de 48 dias após a primeira dose. AVALIAÇÃO DE ESPECIALISTAS Em um comentário publicado junto com os resultados da vacina, os professores Ian Jones, da Universidade de Reading, no Reino Unido, e Polly Roy, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, avaliaram que o resultado apresentado pelos russos é “claro” – apesar de críticas anteriores feitas aos cientistas sobre os dados. “O desenvolvimento da vacina Sputnik V foi criticado pela pressa inadequada, e pela ausência de transparência. Mas o resultado relatado aqui é claro e o princípio científico da vacinação é demonstrado, o que significa que outra vacina pode agora se juntar à luta para reduzir a incidência de Covid-19”, disseram. Os pesquisadores do Gamaleya haviam sido criticados pela falta de transparência nos dados. A Rússia também recebeu críticas por ter aprovado a vacinação em massa no país ao mesmo tempo em que os testes de fase 3 ainda estavam sendo conduzidos. Nessa etapa de ensaios, uma vacina é testada em milhares de voluntários para avaliar a sua segurança e eficácia em grande escala antes que ela seja liberada para a população em geral. A Sputnik V foi a primeira vacina a ser registrada no mundo contra a Covid-19. Para o médico e virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em São Paulo, o resultado é positivo, mas há algumas ressalvas. “O resultado parece bastante razoável, dentro do esperado, e finalmente um pouco de transparência nos dados russos. Eu acho que os resultados são muito bons e algumas coisas [são] muito positivas, como uma boa eficácia em idosos”, avalia o cientista. Mas Nogueira faz uma observação: os cientistas só testaram a forma líquida da vacina – que precisa ser conservada em temperaturas muito baixas (de -18ºC, segundo o estudo). “Para ser utilizada aqui no Brasil, precisa testar a forma liofilizada [desidratada em baixas temperaturas] ou outra forma para ser utilizada em larga escala”, alerta. “Mas eu continuo insistindo que a Sputnik tem que seguir os critérios que a Anvisa colocou, como fazer uma parte dos testes no Brasil para que seja aprovada. Acho que o Brasil não pode abrir mão dos critérios colocados pela Anvisa para todas as vacinas”, acrescenta o virologista da Famerp. A microbiologista Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, destaca os resultados após a aplicação de apenas uma dose da vacina. “O que me chamou a atenção é que tem uma eficácia já muito boa depois de uma única dose”, diz. “O ensaio não foi desenhado para uma dose só, ele foi desenhado para duas doses, então o resultado de uma dose única foi uma extrapolação. Mas me parece um resultado muito bom – dando toda a impressão de que uma dose só dessa vacina já seria protetora”, afirma. “É muito parecida com a vacina da Janssen – que é exatamente a mesma tecnologia e usa uma dose só. E também parecida com a vacina de Oxford, que também usa a mesma tecnologia, de adenovírus, e que a gente não vê um efeito tão grande do reforço – parece que a primeira dose já tem uma boa proteção. Me parece ser o mesmo caso da Sputnik”, observa. As três vacinas – Sputnik V, de Oxford e da Johnson/Janssen – usam a tecnologia de vetor viral com adenovírus. “Então acho que valeria muito a pena eles [do Gamaleya] fazerem um estudo de dose única, porque a gente começa a ver uma diferença grande entre o grupo vacina e um grupo placebo mais ou menos com 15, 16 dias – antes da segunda dose”, diz Pasternak. “Os resultados estão muito bons. Tem um resultado bom em idosos também; não é robusto o teste em idosos, não foi com um grande número de pessoas, mas foi bom, então acho que é uma boa vacina e é mais uma no nosso arsenal”, avalia. IMPORTAÇÃO PARA O BRASIL A Sputnik V ainda não está sendo testada no Brasil, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está analisando um pedido da farmacêutica União Química para que ensaios de fase 3 sejam feitos no país. Isso é importante porque a agência determinou que só vacinas testadas em solo brasileiro podem receber autorização de uso emergencial. Em nota, a Anvisa disse que “existe um pedido da empresa de estudo de fase 3 em aberto na Anvisa. Este pedido está com pendências apontadas pela Anvisa e que estão sendo providenciadas pela empresa”. Na semana passada, a agência se reuniu com a União Química para falar sobre a Sputnik V. A farmacêutica tem um acordo de transferência de tecnologia da vacina e poderá fabricá-la no Brasil. Na segunda-feira (1º), empresa enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Leia Mais »

Oxford: Bernardino Batista recebe novas doses da vacina contra covid-19

O município de Bernardino Batista recebeu nessa segunda-feira (25) mais um lote de vacina contra a covid-19. Desta vez a vacina é da Oxford-AstraZeneca. Segundo informações, a Secretaria de Saúde do município recebeu 30 doses da vacina (27%). Os imunizantes fazem parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, coordenada pelo Ministério da Saúde.O primeiro lote anterior veio com vacinas CoronaVac. Agora, com a chegada das novas doses da Oxford, a vacinação terá continuidade ainda com os profissionais da área da saúde. Produto britânico – A vacina foi elaborada pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. Esta é a segunda vacina aprovada pela MHRA, após a da Pfizer/BioNTech, aplicada no Reino Unido desde 8 de dezembro em mais de 600.000 pessoas.

Leia Mais »

Região de Cajazeiras receberá 1.410 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca; confira a lista e número exato das 15 cidades

Saúde Pública As 15 cidades polarizadas pela cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, receberão 1.410 vacinas da Oxford/AstraZeneca. 36 mil doses foram recebidas pelo estado neste domingo e 35.090 começaram a ser entregues nesta segunda-feira (25). Confira lista: Bernardino Batsta – 30 doses Bom Jesus – 30 Bonito Santa Fé – 70 Cachoeira dos Índios – 70 Cajazeiras – 610 Carrapateira – 20 Joca Claudino – 20 Monte Horebe – 40 Poço Dantas – 20 Poço José de Moura – 40 Santa Helena – 30 São João do Rio do Peixe – 140 São José de Piranhas – 110 Triunfo – 50 Uiraúna – 130

Leia Mais »

Com mais de 604 mil doses, Brasil é o 16º país em ranking de vacinação

Números O Brasil é 16º país em ranking de vacinação contra a covid-19. Com 604.722 doses aplicadas até as 9h desta segunda-feira (25), o país está à frente, em números absolutos, da vizinha Argentina, que fez até o momento 292.023 aplicações. Os números são do site “Our World in Data”, que coleta dados de casos, mortes, testes e vacinas relacionados à pandemia em todo o mundo. Os Estados Unidos continuam na liderança, em números absolutos, com 20,54 milhões milhões de doses aplicadas. O país também também sustenta a trágica marca de ser o primeiro colocado na quantidade de infectados e mortes pelo novo coronavírus. A China está em segundo lugar, com 15 milhões, seguida do Reino Unido (6,82 milhão) e Israel (3,62 milhão). Cabe ressaltar que o número de vacinas pode não corresponder necessariamente ao número de pessoas vacinadas, uma vez que já há países aplicando a segunda dose, casos de Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo. Confira o ranking dos 16 países que mais vacinaram até o momento (em números absolutos): EUA – 20,54 milhõesChina – 15 milhõesReino Unido – 6,82 milhõesIsrael – 3,62 milhõesEmirados Árabes – 2,49 milhõesAlemanha – 1,63 milhãoÍndia – 1,58 milhãoItália – 1,37 milhãoTurquia – 1,24 milhãoEspanha – 1,17 milhãoFrança – 1,03 milhãoRússia – 1 milhãoCanadá – 808.238 milPolônia – – 701.164 milMéxico – 618.768Brasil – 604.722 Fonte: Our World in Data

Leia Mais »

Procurador de Justiça no CE recomenda punições para quem furar fila da vacina

Covid-19 O procurador geral de Justiça no Ceará, Manuel Pinheiro, recomendou que promotores do Estado adotem medidas cabíveis para que a prioridade na fila de vacinação contra a Covid-19 seja garantida. O descumprimento da ordem pode acarretar em medidas cíveis, criminais e administrativas cabíveis. A recomendação foi expedida nesta sexta-feira, 22, e divulgada em nota pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Aqueles que descumprirem as determinações podem responder pelos crimes de abuso de autoridade, corrupção ativa, corrupção passiva e prevaricação, bem como por improbidade administrativa. Em relação à esfera administrativa, os servidores podem ser enquadrados no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992, que pune os agentes com qualquer ação ou omissão que viole “os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”.

Leia Mais »

ÁGUA NOVA JÁ TEM O PRIMEIRO VACINADO CONTRA A COVID-19

O Bioquímico Hellisson Souza, de 34 anos, que atua na UBS Maria de Fátima Silva do Nascimento em Água Nova há mais de 08 anos e trabalha na linha de frente de combate à pandemia, foi a primeira pessoa a ser vacinado em Água Nova. A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã desta quarta-feira, 20, as 50 primeiras doses da vacina contra a COVID-19. Nesse primeiro momento, conforme a Nota Técnica N° 01/2021 Do Estado do Rio Grande do Norte, será priorizada a vacinação dos profissionais de saúde lotados na Secretaria Municipal de Saúde do Município. O Prefeito Ronaldo Souza e a Secretária Municipal de Saúde, estiveram presentes na solenidade de vacinação. “A vacina contra a Covid-19 é o mais importante passo que estamos dando nesse momento no combate à epidemia do novo Coronavírus. A esperança é renovada e já estamos visualizando uma luz no fim do túnel. Mas é importante que toda a população, mesmo após vacinada, mantenha os cuidados com uso de máscara, distanciamento e higiene constante das mãos com álcool gel”, destacou o Bioquímico, Hellisson. #ÁguaNovaTemVacina #JuntosContraCovid

Leia Mais »

Prefeitura de Bernardino Batista inicia vacinação contra covid-9

Na tarde dessa terça-feira (19) teve início a campanha de vacinação contra a covid no município de Bernardino Batista. A imunização teve início ja com a chegada dos imunizantes tão aguardados pela população. O prefeito Aldo Andrade e equipe estiveram acompanhando, ao lado da secretária da pasta, Ruth Ranny. A técnica em enfermagem vacinadora Agelywodyanne foi a primeira a receber uma primeira dose da vacina CoronaVac. A campanha terá continuidade com profissionais da saúde, já que estão diretamente em contato com pacientes infectados pela doença e precisam de prioridade na vacinação. Nessa primeira etapa serão aplicadas 27 doses do imunizante. Quem tomar essa primeira dose terá que receber uma segunda vacinação em no máximo quatro semanas.  

Leia Mais »

Prefeitura de Bernardino Batista inicia vacinação da covid-19

Prefeitura de Bernardino Batista inicia vacinação da covid-19 Na tarde dessa terça-feira (19) teve início a campanha de vacinação contra a covid-19 no município de Bernardino Batista. A imunização teve início com a chegada dos imunizantes tão aguardados pela população. O prefeito Aldo Andrade e uma equipe da saúde estiveram acompanhando, ao lado da secretária da pasta, Ruth Ranny. A técnica em enfermagem vacinadora, Agelywodyanne foi a primeira a receber uma primeira dose da vacina CoronaVac. A campanha terá continuidade com profissionais da saúde, já que estão diretamente em contato com pacientes infectados pela doença e precisam de prioridade na vacinação. Nessa primeira etapa serão aplicadas 27 doses do imunizante. Quem tomar essa primeira dose terá que receber uma segunda vacinação em no máximo quatro semanas.

Leia Mais »

Tudo pronto: Bernardino Batista inicia preparativos para Plano de Vacinação contra COVID-19

A Prefeitura Municipal de Bernardino Batista, através da Secretaria Municipal de Saúde, já deu início a preparação de profissionais de saúde para a formulação do Plano de Vacinação contra a Covid-19 para o município. A Secretaria de Saúde Ruth Rany está a frente dos trabalhos, que envolve também vacinadores, agentes comunitários de saúde, técnicos entre outros profissionais. Ruth afirmou que alguns profissionais da saúde já estão participando de reuniões técnicas de planejamento e recebendo orientações da equipe de saúde do estado da Paraíba com objetivo de se antecipar para quando as doses estiverem disponíveis para a população. Técnicos também estão recebendo treinamento para alimentação em tempo real de um sistema que irá acompanhar o progresso da vacinação e contabilizar o número de doses que estarão sendo distribuídas para a população e a porcentagem da população imunizada. De acordo com a secretaria O plano já esta finalizado e estar acompanhando de perto as recomendações do Ministério da Saúde e as diretrizes do Plano Estadual de Vacinação, cartilhas que vêm sendo amplamente estudada pela equipe municipal. O ministério da Saúde prevê que a vacinação deva acontecer em 4 etapas, uma para cada faixa-etária de público alvo, levando em consideração o nível do risco de infecção para cada grupo. Há uma expectativa, informada pelo Governo do Estado, de que as vacinas possam estar chegando à Paraíba a partir do dia 20 de janeiro, mas sem confirmação precisa até o momento. Assessoria

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa