Prefeita Mariana Almeida recebe visitas do ministro Rogério Marinho

Na última sexta-feira, 26 de março, a Prefeita de Pau dos Ferros -RN, Marianna Almeida, recebeu a visita do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na ocasião, a gestora reforçou a necessidade de que os pleitos solicitados em sua viagem à Brasília sejam atendidos, visando melhorias para o município. O Ministro Potiguar sinalizou positivamente, afirmando que pretende contribuir com o desenvolvimento de Pau dos Ferros e com a melhoria da qualidade de vida da população. PLEITOS DA PREFEITA MARIANNA EM SUA VIAGEM À BRASÍLIA No dia 03 de março, próximo passado, a chefe do executivo pau-ferrense participou de audiência com o ministro Rogério Marinho, em Brasília, oportunidade na apresentou projetos depavimentação asfáltica que contempla as ruas São Benedito, Dinarte Mariz, Hipólito Cassiano, José Alves de Queiroz e Joaquim Torquato. A prefeita ainda pleiteou a destinação de recursos para a construção do tão sonhado Anel Viário, desviando o fluxo de veículos pesados para o entorno da cidade, evitando, dessa forma, o tráfego pela Avenida Independência. No encontro, Marianna também solicitou a inclusão de Pau dos Ferros no “Programa Água Doce”, que visa a dessalinização de poços comunitários, levando água potável de qualidade aos pau-ferrenses. Blog do Capote

Leia Mais »

Ação solidária em solo pauferrense

A Associação Comunitária Arizonense F.C., com sede no bairro Manoel Deodato, Pau dos Ferros/RN, na noite de ontem (27/03), realizou mais uma ação solidária. Desta vez, a Associação doou jantar aos moradores do aterro sanitário e às pessoas em situação de rua.Em nome de Naldo Silva, atual presidente da entidade, parabenizamos a todos que contribuem com a Associação. Se você deseja ajudar, entre em contato pelo telefone (084) 98632-1449.Por Matias Cavalcanti

Leia Mais »

Secretaria aponta irresponsabilidade de Leonardo Rêgo no uso dos recursos da COVID em Pau dos Ferros

A Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), juntamente com o setor financeiro da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), realizaram levantamento informando os gastos em 2020 dos repasse que o município de Pau dos Ferros recebeu em suas contas do Fundo Municipal de Saúde a serem utilizados em ações de enfrentamento da emergência de saúde Nacional – Coronavírus (COVID-19). No levantamento, foi constatado um valor total de R$ 6.214.739,98 (Seis milhões duzentos e quatorze mil setecentos e trinta e nove reais e noventa e oito centavos), recebido em sua totalidade no ano em questão, dos quais R$ 6.210.154,36 foram empenhados e liquidados, sendo pagos R$ 6.084.646,58 deixando uma dívida de R$ 125.507,78 deste mesmo recurso. Em 2021, ao realizarem a análise do uso desse repasse, a SEFIN e a SESAU verificaram que, apesar da criação do Centro de Atendimento para enfrentamento à COVID-19 (CAEC), mais da metade desses recursos foram usados para pagamento integral de salários de profissionais da saúde do município, em uma quantia de R$ 3.606.709,38 (Três milhões seiscentos e seis mil setecentos e nove reais e trinta e oito centavos), mais R$ 90.135,57 para os colaboradores do CAEC. Vale destacar que os recursos destinados ao enfrentamento da COVID-19 deverão ser usados diretamente para ações no combate ao novo coronavírus, contudo, nas operações de 2020, foram constatados empenhos para outros fins, como: – Pagamento integral de salários a profissionais da saúde: considerando que os recursos eram apenas para um acréscimo de 20%, o salário integral já era pago com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde (FUS), todavia, não se obteve saldo nas contas da prefeitura; – Dívidas com o Hospital Centenário Dr. Nelson Maia e a Maternidade Santa Luiza de Marilac: empenho com o dinheiro da COVID-19, que não foi pago, gerando dívida com essas instituições, que culminou na suspensão de serviços prestados a gestantes do município no início do mês de janeiro/2021; – Reforma de UBS (Comunidade Barragem)no total de R$ 20.942,22, sem deixar dinheiro em caixa para esse custeio; – Reforma de prédio para funcionamento da Central de Gestão de Saúde (Secretaria Municipal de Saúde, Unidade de Apoio Diagnoses e Terapia (SADT Isolado), Clínica Especializada (CEO-II e Farmácia) no valor de R$ 19.222,22 (sem deixar dinheiro em caixa para esse custeio); Os pontos citados anteriormente destacam o uso do dinheiro em ações não diretas ao enfrentamento da pandemia, além da inexistênciaorçamentário de 2020 para 2021 dos repasses para o combate à COVID-19, sendo deixado para esteano, incluindo os saldos do SUS, um valor da conta custeio em 31 de dezembro de 2020 de apenas R$ 2.309,31. Quanto a essas movimentações, o pagamento de salários deixa dúvidas sobre o paradeiro dos recursos próprios: se o município já pagava sua folha da saúde com recursos próprios e do repasse mensal do FPM, o que motivou em 2020 a gestão passada utilizar os recursos de enfrentamento à COVID-19 para pagamento integral de folha salarial? Uma possível sobra desses recursos inexistem nas contas do município, com isso, levanta-se uma outra questão: uma vez utilizado os recursos da COVID-19 para a folha de pagamento, o que foi feito dos recursos próprios? Por fim, nesse breve levantamento, a população pau-ferrense questiona quais foram as notórias ações no combate à COVID-19: que ações relevantes os cidadãos pau-ferrenses puderam identificar realizadas pelos ocupantes da gestão passada? O que sabemos é que o dinheiro sumiu ainda em 2020. Portal Potiguar

Leia Mais »

PREFEITA DE PAU DOS FERROS PEDE QUE OPOSIÇÃO ENGULA A DERROTA

Na sexta-feira, 12 de março, a prefeita de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, Marianna Almeida (PSD), em entrevista ao radialista Ismael Mendes, da Obelisco FM, fez uma espécie de desabafo, ao prestar contas dos seus primeiros dias de gestão. Disse que a oposição está usando pessoas desempregadas ligadas ao ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM), a quem ela chamou de arrogante e diz que, por isso, o povo a expulsou do comando administrativo da municipalidade em novembro de 2020. Se fez entender que o seu antecessor, se achava imbatível e amargou uma fragorosa derrota nas urnas. Das maiores na história política local. São 1.510 votos de maioria, ainda a serem digeridos pelo candidato derrotado, precisando de o fazê-lo. Ainda de acordo com a jovem gestora, a administração passada deixou dívidas milionárias. Até o momento já foram quitadas algo em torno de R$ 3 milhões. É a fervura pauferrense, remanescente do último processo eleitoral. Lá os dois principais blocos políticos parecem não querer descer do palanque. E estamos com eleições já para o próximo ano. Promete muito. ANDAR NAS RUAS E a prefeita Marianna Almeida, de Pau dos Ferros, disse ainda que vai andar pelas ruas da cidade, ouvir a voz da população, sentir o calor humano nas zonas urbana e rural. Da mesma forma que se elegeu, sentindo o carisma do povo. E assim segue a sua administração. Quer sugestões para que possa fazer uma gestão de mãos dadas com todos. E agradeceu pela confiança depositada a ela, a ser retribuída com muito trabalho e dedicação. Rede news

Leia Mais »

Prefeita Marianna presta entrevista e alfineta oposição de Pau dos Ferros

Durante entrevista na Rádio Obelisco, no programa do radialista Ismael Mendes, a prefeita de Pau dos Ferros/RN, Mariana Almeida, prestou contas das ações desenvolvidas nos primeiros dias de sua gestão. A prefeita também aproveitou o espaço para mandar um recado direcionado à oposição: “É preciso que vocês engulam a derrota.” Mariana também apresentou dados e balanços financeiros deixados pelo ex prefeito e pagos pela sua gestão. “Nós já pagamos da gestão anterior quase 3 milhões de reais”, relatou a prefeita dizendo que não vai perder tempo olhando pelo retrovisor e que a cidade de Pau dos Ferros tem muito a ganhar no decorrer da sua administração, inclusive relatou algumas conquistas na sua primeira viagem à Brasília e os apoios da classe política. A prefeita Mariana Almeida, em uma demonstração de carisma, emendou: “Quero ir ao encontro da população, vou andar nas ruas, ouvir o povo, entender suas necessidades e sugestões para trabalharmos e melhorarmos o atendimento à população” relatou. A prefeita finalizou a entrevista agradecendo ao povo de Pau dos Ferros, aos deputados Galeno Torquato e João Maia, aos ministros Fábio Faria, Rogério Marinho e todos que lhes abriram as portas no Rio Grande do Norte e em Brasília em prol da cidade de Pau dos Ferros. Com informações do Jornal Folha Regional

Leia Mais »

Familiares do advogado Romano Neto emite nota de agradecimento as mensagens recebidas

NOTA DE AGRADECIMENTO POR TODO APOIO RECEBIDO Nesse momento de profunda dor pela precoce partida do nosso amado Francisco Romano Neto, viemos aqui expressar os nossos agradecimentos a cada um/a que prestou sua solidariedade, nos dirigindo palavras de conforto e fortaleza. Queremos dizer que isso tem nos ajudando a suportar a dor dessa perda irreparável em nossas vidas. Romano foi um ser humano que, ao longo de sua vida, no plano terrestre buscou defender a justiça social. E por ter vindo de origem humilde dedicou-se aos estudos, porque sempre acreditou que era através da educação que poderia vencer muitos obstáculos, realizar sonhos e ascender socialmente. Foi Policial Militar, depois formou-se em Direito e tornou-se advogado, profissão esta que ele tanto admirava, amava e exercia com muito orgulho. A partida de Romano nos deixou sem um pai, um esposo, um filho, um genro, um cunhado, um primo, um amigo. Tudo aconteceu tão rápido, de forma tão surpreendente, e de uma maneira muito cruel, pois a covid-19 tirou nosso direito de cuidar de perto, de velar seu corpo, de proporcionar os rituais fúnebres de forma digna. Ainda estamos sem chão, sem querer acreditar que é verdade, pois tudo dói, tudo faz lembrá-lo. São lembranças que viveremos com elas para sempre em nossas vidas, e, em nome do amor que temos, ele nunca morrerá em nossas memórias, permanecerá sempre vivo entre nós. Por isso, nossa gratidão a todas as pessoas que, através das mídias sociais, nos enviaram um abraço; uma palavra de conforto; suas preces por nossas vidas que aqui continuam, mesmo que de forma dolorosa, enfim, que nos deram apoio nesta hora tão difícil. Agradecemos, também, a cada uma das instituições que emitiram nota de pesar lamentando profundamente essa irreparável perda e se solidarizando com a nossa dor e tristeza. Endossamos aqui o agradecimento a todas as pessoas que foram amparo e auxílio a Romano e a nós, durante esse doloroso processo que o levou de nossas vidas. Não podemos esquecer de agradecer a cidade de Uiraúna, que acolheu Romano e o adotou como filho, onde exerceu as profissões de Policial Militar e de Advogado, e nela fixou sua residência por mais de duas décadas . Esposa, Francimária Cesário Romano;Mãe, Júlia Aquino;Filhos: Fabrício, Sabrina, Renato e Rebeca.

Leia Mais »

Prefeitura de Pau dos Ferros retoma realização do teste do pezinho

A Secretaria Municipal de Saúde-SESAU, através da Unidade Básica de Saúde-UBS, retomou a realização de testes do pezinho para recém-nascidos do município. O serviço está sendo ofertado pela gestão municipal, na Unidade Básica de Saúde Doutor Pedro Diógenes Junior, localizada à Rua São João, S/N no Bairro São Benedito, desde o dia 05 de março, das 13h às 17h. Popularmente conhecido como o teste do pezinho, a triagem neonatal é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. O teste permite a identificação precoce de doenças. Essa ação preventiva faz o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, e assintomáticas no período neonatal, a tempo de fazer interferência no curso da doença. Desta forma, a análise permite o início do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a cada doença, evitando o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Para realizar o exame, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Em 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país, e a efetivação do teste está sob a gestão integral da SESAU. Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento controlado, em cumprimento ao Decreto Municipal N° 028/2021, a SESAU reforça a importância de fazer o teste e os atendimentos ocorrerão mediante agendamento através do telefone (84) 9.9679-9659. Saiba mais:Como é feito o exame?O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor. Quando fazer o teste?O teste do pezinho deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, pois esta é a maneira de descobrir as doenças a tempo de tratá-las, impedindo o aparecimento das complicações.

Leia Mais »

Forças de Segurança vão fiscalizar toque de recolher em Pau dos Ferros

Equipes sairão da sede do 7° Batalhão de Polícia Militar às 17 horas para garantir o cumprimento da medida, que tem objetivo de barrar a circulação do coronavírus no RN FRASE“Não estamos nas ruas para prender as pessoas de bem. Este trabalho, antes de tudo, é de conscientização e educação. É preciso a colaboração de todos, para juntos vencermos esta doença.”Coronel Francisco Araújo SilvaSecretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social Com saída às 17 horas da sede do 7° Batalhão de Polícia Militar, as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte iniciam neste sábado (6), em Pau dos Ferros, as ações de fiscalização e conscientização para garantir o cumprimento do novo toque de recolher e demais medidas restritivas contidas no decreto estadual nº 30.388/2021. O toque de recolher começa às 20h e, no caso deste final de semana, estará em vigor até 6h da segunda-feira, dia 08. As novas medidas foram adotadas pelo Governo do RN em razão das altas taxas de transmissibilidade do novo coronavírus e da maciça ocupação de leitos de UTI, que se somam à baixa cobertura vacinal da população. No início da tarde de hoje (6), a taxa de ocupação de leitos no Rio Grande do Norte era de 96,0% e, na Regional Oeste, 98,9%. “Serão 34 horas direto, com uma ação integrada para combater a pandemia. Essa é a principal ação deste final de semana e está sendo articulada com os municípios, que estão se somando nessa questão. O toque de recolher, independente de decreto municipal, vale para todo o estado do RN, e por isso está se pedindo contribuição dos municípios com a Guarda Municipal, onde houver, e da população como um todo, para criar uma grande barreira contra a expansão do coronavírus. Esta é uma ação do Pacto pela Vida que precisa da solidariedade e contribuição da sociedade”, frisou o coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro. O titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo Silva, destacou a integração entre as forças de segurança como ponto importante para o sucesso da missão. “Não estamos nas ruas para prender as pessoas de bem. Este trabalho, antes de tudo, é de conscientização e educação. É preciso a colaboração de todos, para juntos vencermos esta doença”, ressaltou. “A professora Fátima Bezerra nos confiou esta missão. E esta primeira ação de cumprimento do novo decreto começa agora, às 20h deste sábado, e vai até as 6h da manhã da segunda-feira. É um trabalho intenso, e que requer a abnegação de todo o nosso efetivo”, acrescentou o coronel Araújo. FIQUE POR DENTRODe segunda a sábado, o toque de recolher vai das 20 horas até as 6h do dia seguinte. Nos domingos e feriados a restrição é em tempo integral, ou seja, o dia todo. O Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará suas forças de segurança aos municípios, por meio das operações do Programa Pacto Pela Vida, para coibir aglomerações, seja em espaços públicos ou privados, abertos ou fechados. É permitido o deslocamento de pessoas durante a vigência do toque de recolher, seja mediante serviço de transporte de passageiros ou veículo próprio, restritamente em SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA ou para o DESLOCAMENTO ENTRE O LOCAL DE TRABALHO E O DOMICÍLIO RESIDENCIAL.

Leia Mais »

Marianna Almeida entra com ação contra ex-gestor de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo

Na tarde de ontem (04), a atual prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, através do seu Procurador Geral, Francisco Ubaldo Lobo, protocolou junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, na 1ª Vara da Comarca de Pau dos Ferros, uma ação civil de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Leonardo Rêgo, que feriu o princípio da legalidade e da probidade, com base na Lei nº 8.429/92. Diante dos fatos cobrados na ação, registrada contra o ex-prefeito Leonardo Rêgo, o objeto usado para fundamentar a petição é que o ex-gestor não fez a transição governamental à sua sucessora. Optou, deliberadamente, por não cumprir a responsabilidade que o cargo lhe impunha e sequer procedeu com a transição governamental conforme deveria, e que é determinada pela Resolução TCE/RN nº 034/2016. Ao não realizar a transição governamental, a atual gestão não pôde analisar os contratos e convênios feitos pelo Município, que são importantes para a manutenção dos serviços públicos. Motivo pelo qual foi decretado, no dia 4 de janeiro 2021, durante 60 dias, estado de calamidade administrativa e financeira no âmbito da Administração Pública do Município de Pau dos Ferros, durante (Decreto nº 002/2021, publicado no Diário Oficial do Município nº 2848, de 04/01/2021). Ao constatar a proporção dos acontecimentos, a equipe de transição, teve que impetrar um Mandado de Segurança (nº 0804741- 25.2020.8.20.5108), medida necessária para a reavaliação da situação econômico-financeira e administrativa para tomada de decisões que assegurem a governabilidade, sendo essa liminar deferida para que o então Prefeito Municipal, na época, juntasse aos autos os documentos solicitados. Vale ressaltar que o crime de improbidade administrativa traz prejuízos incalculáveis para a continuidade da Administração Pública e à coletividade do Município de Pau dos Ferros. Como também feri princípios constitucionais da legalidade, publicidade e transparência pública, dificultando o gerenciamento das demandas da prestação de serviços públicos essenciais à população, além de promover a dilapidação do patrimônio e o extravio de documentos públicos. Por: Portal Potiguar

Leia Mais »

© 2026 Todos os Direitos Reservados | TV Interativa